Receitas

Feijão com Arroz: veja outros lugares onde a famosa combinação faz sucesso

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

19/10/2015 17h24

Arroz com feijão: quer combinação mais brasileira do que essa? Pois acredite: a tão popular mistura, parte da vida cotidiana do país, faz bonito em outros lugares pelo mundo.

Seja no menu festivo de Nova Orleans, na forma de bolinhos no Japão ou ainda carregado de temperos na Índia, muitas maneiras de servir arroz com feijão – seja variando o preparo ou o tipo dos grãos, servindo tudo junto na mesma panela ou então deixando que cada conviva escolha a quantidade que preferir.

Veja abaixo algumas das formas como a rima "um, dois, feijão com arroz" é servida mundo afora.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Moros y Cristianos

    A receita cubana une arroz com feijão em uma só panela: primeiro, o feijão preto é cozido com cebolas e temperos e, em seguida, é adicionado o arroz. O nome é uma referência à herança espanhola da ilha ? os "moros" são os muçulmanos, representados pelos feijões, enquanto o arroz representa os "cristianos", ou cristãos, que disputaram o território da Península Ibérica no passado.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Red Beans and Rice

    Um dos pratos mais emblemáticos da região norte-americana da Louisiana também une o arroz com feijão-mulatinho. A mistura, que também leva pimentões, linguiça e ossos de porco para dar sabor, era o prato favorito da lenda do jazz Louis Armstrong e é até hoje servida em grandes festas como o Mardi Gras (terça-feira de Carnaval).

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Mochi

    Arroz e feijão também podem virar sobremesa, acredite. No Japão, os dois ingredientes são servidos na forma de "mochi", bolinho com massa de arroz que pode ser recheado com vários produtos, incluindo uma pasta adocicada à base de feijão. A dupla de ingredientes também é servida em ocasiões festivas - o "sekihan", ou arroz vermelho, é uma mistura de arroz com feijão azuki que, dizem, traz sorte para quem o come.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Rajma

    Feijão cozido com muito tempero e servido ao lado do arroz branco não é exclusividade brasileira: os indianos também tem a sua receita. O "rajma" tem influência portuguesa - foram eles quem introduziram o feijão-mulatinho na Índia. Cozido com cebolas, tomates e temperos como gengibre, coentro, cominho e "garam masala" (combinação típica de especiarias), o prato é um dos mais consumidos na região norte do país.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Gallo Pinto

    A autoria do prato é uma disputa quente entre Honduras e Costa Rica, e parte da cultura dos dois países. Preparados como o "moros y cristianos" de Cuba, mas com um toque de coentro e caldo de galinha para cozinhar os grãos, é um prato do dia a dia dos dois países, servido com carne e ovos fritos. Variações da receita são encontradas em outros países da América Latina, como Peru e Colômbia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo