Receitas

Maçã com amor: veja os diferentes tipos da fruta e com que elas combinam

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 07h00

O clichê a associa com tentação, a Biologia a coloca ao lado das rosas (acredite: elas são da mesma família) e todo mundo concorda: maçã é uma delícia! Existem mais de sete mil tipos da fruta em todo o mundo, com utilizações das mais variadas: virar cidra, vinagre e também para alimentação.

Com tanta oferta, é fácil acabar ficando na dúvida na hora de comprar: qual é a melhor para fazer um salpicão? E para rechear a famosa torta de maçã? No Brasil, as variedades mais vendidas são a Gala, a Fuji, a Red Delicious e a maçã verde, sejam elas produzidas localmente (na região Sul do Brasil) ou importadas dos nossos vizinhos argentinos e chilenos.

 

Em todos os casos, vale o mesmo cuidado na hora da compra: escolha as frutas mais pesadas (sinal de que estão mais frescas), com casca de cor viva. A polpa deve ser firme e a maçã não deve ter furos ou rachaduras. Na hora de guardar, elas ficam melhor na fruteira, mas também podem ser acondicionadas na geladeira por até uma semana. Para não ficarem escuras após o corte, há quem mergulhe em suco de limão - o que impede um pouco a oxidação da fruta.

Tipos de maçã

  • Gala

    De polpa amarelada, levemente doce, a Gala é uma das variedades mais produzidas e vendidas no Brasil. Originária da Nova Zelândia, ela tem polpa firme, o que a torna ideal para ser consumida "in natura" e também em saladas e recheio para tortas.

  • Fuji

    Grande, de sabor mais ácido e suculenta, a maçã Fuji divide com a Gala o posto de preferência nacional dos consumidores. Criada originalmente no Japão, ela costuma durar mais na fruteira e é particularmente indicada para fazer doces.

  • Red Delicious

    Também conhecida por "maçã argentina" por aqui, ela chama a atenção por sua chamativa casca cor de rubi. Muito doce e de polpa granulosa, ela fica boa assada e também em saladas.

  • Granny Smith

    A maçã verde mais conhecida por aqui tem polpa crocante, sabor mais puxado para o azedo e funciona muito bem tanto crua (em saladas ou no salpicão) quanto cozida. É com ela que se produz, por exemplo, a torta de maçã à moda americana.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo