Receitas

MasterChef da vida real: aprenda a preparar frutos do mar sem erro

Joana Santana

Colaboração para o UOL

09/09/2015 15h48

 

Já entrando na reta final, o episódio desta terça-feira (8) do reality show culinário "MasterChef" destacou os frutos do mar. Na penúltima prova eliminatória do programa, os participantes tiveram que cozinhar vieiras, lagosta e tamboril, também conhecido como peixe-sapo. Diante das famílias de cada um, a chinesa Jiang Pu, uma das mais queridas do público, acabou se atrapalhando e foi a eliminada da noite.

Para evitar que você passe apuro na sua cozinha e te ajudar a fazer bonito entre amigos e familiares, UOL Comidas e Bebidas reuniu dicas para preparar frutos do mar sem erro.
  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Vieira

    Um dos moluscos mais delicados que existem, seja pela coloração branca a rosada, pelo sabor ou pela textura. Essa suavidade tem seu lado negativo: qualquer distração e ela passa do ponto. Para fritá-las no ponto ideal, o segredo é uma panela bem quente com um pouco de azeite ou manteiga e cerca de dois minutos de cada lado. E nada de ficar cutucando o ingrediente enquanto isso.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Lagosta

    Nos filmes, a lagosta sempre vai viva para a panela de água fervendo, depois passa para a água gelada por mais um minuto e só aí é que é aberta e limpa. Essa é uma das formas de preparo, mas existem outras até mais práticas. Um exemplo é separar apenas a cauda, que concentra mais carne, cortá-la ao meio no sentido do comprimento e grelhar na churrasqueira.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Tamboril

    Apesar do aspecto asqueroso, o tamboril, também conhecido como peixe-sapo, é um queridinho dos chefs do mundo todo. Sua carne branca, firme e adocicada resiste bem à cocção e é bem versátil: fica bom grelhado, frito, assado ou ensopado. Em Portugal, a forma clássica de servir é cozido em cubos misturados ao arroz; já na França, a tradição é fritar postas envoltas em bacon e finalizá-las no forno.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Camarão

    Encontrado nos mais diversos tamanhos, o camarão é um dos frutos do mar mais populares. Os pequenininhos podem ser consumidos inteiros, mas no caso dos médios e grandes recomenda-se tirar a cabeça e a chamada tripa, que é aquela linha escura que vemos debaixo da casca. O cozimento pede muito calor por pouco tempo, seja para fritar ou cozinhar em caldos e molhos. Fique atento à cor: quando ficar mais rosado, está bom.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Lula

    Embora os anéis de lula empanada e frita sejam, de longe, o preparo mais comum desse fruto do mar, essa iguaria é bastante versátil e fácil de trabalhar, basta tirar as vísceras. Por sua textura elástica, o único cuidado fundamental é não exagerar no tempo de cozimento para evitar um resultado final borrachudo. Para fritar, vale a regra das vieiras: depois de por na frigideira quente não se deve ficar mexendo, apenas vire o lado.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Polvo

    Primo da lula em termos de sabor, o polvo exige uma limpeza mais minuciosa, que inclui a retirada da cabeça. Também tem uma consistência mais robusta, que exige tempo de cocção maior. O ideal é cozinhá-lo em caldo de legumes e vinho branco por 30 a 45 minutos e depois manda-lo para a grelha para uma dose extra de sabor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo