Receitas

MasterChef da vida real: cinco mandamentos para acertar o sal

Joana Santana

Do UOL, em São Paulo

12/08/2015 14h38

É o sal quem transforma tudo em comida. Essa foi uma das importantes lições deixadas pelo extinto programa de receitas Larica Total, que apresentava sua culinária de guerrilha no Canal Brasil. Brincadeiras à parte, apesar de fundamental, o ingrediente depende de um frágil equilíbrio e pode arruinar um prato tanto pela ausência quanto pela presença exagerada.

Foi o caso de Sabrina Kanai, participante do MasterChef eliminada nesta terça-feira (11) por entregar um prato totalmente insosso. Reincidente, não foi a primeira vez que a empresária paulistana levou puxão de orelha dos jurados pela falta de sal. "Sempre salgo a menos porque meu pai é hipertenso; é um defeito meu", justificou ela com certa razão, já que o uso do ingrediente também tem a ver com sensibilidade e gosto.
 
Para te ajudar a encontrar o ponto ótimo do ingrediente, o UOL Comidas e Bebidas organizou os cinco mandamentos do sal.
  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Pense a receita

    Antes de sair salgando as panelas, pense em todos os ingredientes que entrarão no preparo, já que muitos deles são salgados por natureza. Assim, se for usar carnes curadas, embutidos, queijos e conservas, fique atento e pegue leve na quantidade.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Experimente a comida

    Parece óbvio, mas nunca é demais lembrar que é só provando que se tem o controle do que se vai servir. O tipo de panela, a potência do fogo e até a umidade relativa do ar podem influenciar uma receita, de forma que a quantidade de sal que você usou num dia pode ser demais em outro.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Vá com calma

    Não é preciso colocar todo o sal de uma vez. O ideal é que você vá adicionando aos poucos, de pitada em pitada ou com uma colherinha de café, a cada etapa do preparo. E sempre provando entre uma e outra, já que a receita vai apurando.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Diversifique o tempero

    O sal é a pedra fundamental da cozinha e tem o poder de realçar todos os sabores, mas não deve ser a única carta na manga do cozinheiro. Ingredientes ácidos, picantes e aromáticos também são capazes de "acender" um prato.

  • Imagem: Thinkstock
    Thinkstock
    Imagem: Thinkstock

    100% natural

    Hoje em dia, a variedade de tipos de sal à disposição é imensa e atende a todos os gostos e bolsos. Pesquise e prove à vontade, só não use temperos prontos, que costumam ter muito sódio, e aumentam bastante o risco de você errar a mão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo