Receitas

"MasterChef Júnior": aprenda truques para bombas e carolinas perfeitas

Divulgação/Band
Paolla Carosella prova a torre de carolinas da pequena MasterChef Ivana Imagem: Divulgação/Band

02/12/2015 15h52

Na última terça-feira (1), as crianças do “MasterChef Júnior” tiveram uma tarefa de gente grande: fazer um croquembouche, um cone formado por carolinas recheadas muito popular na França. Depois de muito choro, Ivana, a participante mais nova do reality, ganhou a prova e foi para a semifinal da competição.

O grande desafio de fazer carolinas é a massa, a famosa "pâte à choux", uma das mais requintadas da confeitaria. Com ela você pode fazer carolinas, bombas e até mesmo churros. 

Apesar da massa ser feita primeiramente no fogão e depois assada, não é preciso entrar em pânico na hora de preparar: com alguns truques, a massa perfeita está ao alcance de todos os cozinheiros amadores. Veja abaixo alguns segredos para o preparo e arrase também na confeitaria em casa.

  • Imagem: Igor Tarasyuk/Getty Images
    Igor Tarasyuk/Getty Images
    Imagem: Igor Tarasyuk/Getty Images

    Água ou leite?

    As receitas mais clássicas da "pâte à choux" levam água, enquanto outras levam leite e algumas até combinam os dois ingredientes. A água deixa a massa mais leve e crocante, enquanto o leite deixa a massa mais macia e dá mais sabor. Se você quiser misturar os dois, use três partes de água para uma parte de leite.

  • Imagem: Getty
    Getty
    Imagem: Getty

    Cuidado com os ovos

    Uma receita leva cerca de quatro ovos, mas é importante que você adicione um de cada vez e bata bem até que ele seja incorporado à massa antes de adicionar o próximo. Lembre-se de deixar a massa esfriar antes de colocar os ovos, para que eles não cozinhem.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Testando a massa

    Para descobrir se a sua massa está na consistência certa, coloque um pouco entre o polegar e o indicador e depois abra os dedos. A massa deverá se alongar e não separar-se. A sua massa pode não estar no ponto certo por causa do tamanho dos ovos. Neste caso, adicione aos poucos uma clara, até que a massa atinja a consistência certa.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Assando

    A "pâte à choux" aumenta até três vezes de tamanho quando assa. Por isso, ao colocar a massa em uma assadeira com o bico de confeiteiro, deixe cerca de cinco centímetros entre as bolinhas para que não grudem enquanto assam. Asse as carolinas a 220°C por dez minutos e depois diminua para 180°C. Desta maneira, elas irão ter a parte de dentro oca nos primeiros dez minutos e depois terminam de assar por fora.

  • Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress
    Eduardo Anizelli/Folhapress
    Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

    Recheios

    Para rechear, você pode tanto fazer um furo no fundo da massa ou cortá-la. Prefira recheios cremosos, para não amolecer a massa. Normalmente chantilly, doce de leite e creme de confeiteiro são os mais utilizados. Se você quiser algo mais inusitado, há a opção de aromatizar o creme de confeiteiro com chocolate, café, chá ou essências.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo