Receitas

MasterChef Júnior: como preparar outras aves além do simples frango

Getty Images
Imagem: Getty Images

Camila Ciarallo

Do UOL, em São Paulo

18/11/2015 17h00

Em um episódio tenso na terça-feira (17), os pequenos chefs do "MasterChef Júnior" cozinharam polvo, cogumelos, língua de boi e pé de galinha - mas o que assustou mesmo foram as aves da prova eliminatória.

A tarefa não foi fácil para os jovens competidores. Para evitar problemas como o pato cru do Matheus e o peru muito recheado da Daphne, os dois eliminados da noite, veja abaixo algumas dicas para preparar aves em casa sem sufoco (e sem deixar a carne ressecada ou sem gosto).

  • Imagem: divulgação
    divulgação
    Imagem: divulgação

    Codorna

    Não são só os ovos de codorna que fazem sucesso na cozinha: a própria ave, apesar de ser pequena, é deliciosa. Na maioria das vezes, você vai encontrá-la congelada e desossada, então a única preocupação é prepará-la. E tudo é possível: assar, fritar, grelhar, saltear ou cozinhar. O cuidado está na hora de temperar. Apesar de ser parecida com o frango, o gosto da codorna é mais forte. A ave combina especialmente com ervas e molhos cítricos.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Peru

    Um peru inteiro, dourado e suculento saindo do forno é o sonho (nada fácil) de quase todo cozinheiro. Se você for se aventurar, o primeiro passo é descongelar a ave. Parece óbvio, mas um peru de três quilos pode demorar até um dia para descongelar na geladeira. Asse-o com dentes de alho e ervas por 20 minutos (para uma ave de três a cinco quilos) e depois regue-o com o líquido da assadeira. Deixe assar até que fique dourado. Se optar por fazer pedaços, você pode cozinhar da mesma maneira que faz com frango, tomando cuidado para o peito não ficar seco.

  • Imagem: Paulo Cunha/Divulgação
    Paulo Cunha/Divulgação
    Imagem: Paulo Cunha/Divulgação

    Pato

    Pato assado é uma das receitas clássicas da ave e pode ser servido com diferentes acompanhamentos. Você deve assar o pato dos dois lados, primeiro com o peito para baixo por 30 minutos, depois com o peito para cima por mais 40. Outra opção é o magret, ou o peito, do pato. Tempere com sal e pimenta, faça cortes na transversal da parte da gordura, grelhe na frigideira e finalize no forno. Por ser uma carne gordurosa o pato combina com molhos cítricos, especialmente o de laranja.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Faisão

    O faisão é bem parecido com um frango e pode ser cozinhado da mesma maneira, mas se for a sua primeira vez cozinhando um, prefira fazê-lo grelhado e em pedaços. Lembre-se que o faisão tem pernas mais duras que o frango, exigindo um tempo de cozimento diferente que o peito. Primeiro grelhe os pedaços e depois coloque-os em um caldo com cebola e ervas, o peito por 20 minutos e as pernas por 40. O acompanhamento do faisão pode ser o que você preferir, como saladas, farofas e arroz.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Avestruz

    A carne de avestruz lembra muito a carne bovina, mas tem menos gordura. Apesar de ser considerada uma carne exótica, o seu preparo é simples: o filé de avestruz é a parte da ave mais fácil de encontrar e você deve tratá-lo como se fosse um filé mignon. Tempere com sal e pimenta e grelhe na frigideira com um fio de azeite. Tome cuidado com o ponto, cerca de três minutos de cada lado é suficiente para a carne não ficar dura. Sirva com saladas de folhas e farofas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo