Receitas

Prático e versátil: o micro-ondas pode te ajudar na cozinha

Do UOL, em São Paulo

27/11/2015 14h48

  • Imagem: Débora Costa e Silva/UOL
    Débora Costa e Silva/UOL
    Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

    Risotos

    A melhor parte de fazer risotos no micro-ondas é que você não vai precisar ficar mexendo o arroz o tempo todo, como no fogão. A técnica está em dividir o preparo em três partes. Na primeira, você irá colocar os temperos básicos, como cebola, alho e manteiga (já derretida), o arroz e um terço do caldo. Coloque no micro-ondas por 10 minutos, retire, mexa e adicione mais um terço do caldo. Mais 10 minutos no micro-ondas, retire, mexa e coloque o resto do caldo. Mais dez minuto e você pode adicionar o sabor do seu risoto, como queijo, alho poró, alcachofra, limão-siciliano... e está pronto!

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Bacon

    Fazer bacon no micro-ondas é tão fácil que você nunca mais vai querer fritá-lo na frigideira. Você vai precisar de um prato, duas folhas de papel toalha e, claro, bacon. Coloque uma folha de papel no prato, disponha, no máximo, quatro fatias de bacon em cima da folha, sem que elas se sobreponham, cubra-as com a outra folha de papel. Leve ao micro-ondas por cinco minutos. Ao final, se o bacon não estiver tostado do jeito que você quer, deixe por mais um minuto.

  • Imagem: Joel Gonzalez/Divulgação
    Joel Gonzalez/Divulgação
    Imagem: Joel Gonzalez/Divulgação

    Bolo de caneca

    O famoso bolo de caneca é a porta de entrada para cozinhar com o micro-ondas, principalmente para quem quer comer só um docinho e não um bolo inteiro. Com versões que vão desde o brownie até bolo com direito a cobertura, o único cuidado que você deve ter ao fazer uma receita é o tamanho da caneca, o seu bolo deve ficar dentro dela e não escorrer por todo o prato giratório do micro-ondas.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Massas

    De um simples macarrão a uma lasanha, você pode cozinhar, basicamente, todo tipo de massa. O segredo está no molho. Se for um macarrão simples, você pode colocar a massa crua e água em uma tigela e colocar por cerca de 10 minutos no micro-ondas, Depois, adicione o molho (ou queijo, tomates cortados, o que você preferir) e leve ao micro-ondas por mais cinco minutos para que a massa termine de cozinhar. No caso da lasanha, o processo é bem parecido com o de cozinhar no forno: monte a lasanha com bastante molho para a massa assar e leve ao micro-ondas por 15 a 20 minutos. A única diferença é que o queijo não estará grelhado.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Peixes no papelote

    Uma refeição saudável e simples em cinco minutos é possível. Para fazer peixes no papelote, você precisa de uma posta de peixe, acompanhamentos, como vegetais e ervas, e um papel manteiga. É só montar camadas dos vegetais e ervas com o peixe, embrulhar no papel manteiga e levar ao micro-ondas por cerca de quatro minutos e estará pronto. Mas lembre-se que você não pode usar papel alumínio, que não é indicado para micro-ondas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo