Receitas

Reality show sobre cerveja caseira aborda Lei da Pureza Alemã; entenda

Joana Santana

Colaboração para o UOL

16/10/2015 12h29

Estreou, na última quinta-feira (15), no canal a cabo +Globosat, mais um reality show ligado ao universo gastronômico. Voltado para os amantes de cerveja, principalmente aqueles que produzem a bebida em casa, o programa apresenta a cada episódio uma disputa pela melhor receita.

No episódio de estreia, a competição abordou o tema da Lei da Pureza Alemã, criada no início do século 16 para regulamentar a produção de cerveja no país. Com algumas poucas alterações através dos tempos, a chamada Reinheitsgebot vigora até hoje na Alemanha e está no centro de uma polêmica cervejeira.
 
Para entender o que nós, no Brasil, temos a ver com a lei e porque ela desperta tantas paixões, UOL Comidas e Bebidas lista as maiores curiosidades sobre o tema.
  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    A lei

    A Reinheitsgebot é uma lei alemã, ou seja, vale apenas naquele país. Promulgada em 1516 e vigorando até hoje, ela determina que para se chamar cerveja, a bebida só pode ter quatro ingredientes: água, malte de cevada ou de trigo, lúpulo e levedura. Mas dada a importância da escola cervejeira germânica e sua influência no mundo todo, cervejeiros de todas as nacionalidades escolhem obedecê-la nas suas criações.

  • Imagem: Thinkstock
    Thinkstock
    Imagem: Thinkstock

    Qualidade industrial

    Você já deve ter ouvido falar que a cerveja de todo dia tem milho e arroz. Não é regra, mas a maioria das grandes cervejarias do mundo utilizam cereais não maltados na produção. A prática resulta em cervejas de sabor mais leve e com menos personalidade. Seus defensores justificam que o objetivo é agradar ao maior número possível de pessoas, mas os críticos garantem que a finalidade é economizar. Cada país tem suas próprias leis para regulamentar a proporção permitida desses cereais não maltados: enquanto no Brasil esse índice é de 45%, nos Estados Unidos é de 30%.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Criatividade artesanal

    Também não é regra, mas a maioria das cervejarias artesanais costuma usar apenas cereais maltados na produção ou acrescentar ingredientes diversos, mas em pequena proporção e não para fazer a bebida "render". Tradição secular das escolas cervejeiras inglesa e belga, a adição de frutas, especiarias e outros cereais como aveia e centeio, resulta em aromas e sabores mais complexos, com várias camadas de profundidade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo