Topo

Na correria? Descubra truques para acelerar na hora de cozinhar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

12/11/2018 04h00

Todo mundo adora ver programas de culinária com grandes receitas e uma bancada maravilhosa, mas a correria do dia a dia não deixa muito tempo para preparar aquela refeição elaborada. Isso não significa, porém, que não dá para cozinhar bem, mesmo em cima da hora.

Com a ajuda do chef David Kasparian, do restaurante Italy, em São Paulo, aplicamos a lógica dos cozinheiros profissionais para a sua casa em dicas para acelerar o processo de preparo dos alimentos. Com um pouco de planejamento e alguns truques, a tarefa fica bem mais fácil e ninguém vira refém do disque-pizza.

  • Getty Images

    A preparação começa na hora das compras

    Vai fazer a compra da semana ou do mês? Já deixe separada as porções para preparar sua comida em casa. "Porcionar os ingredientes não é uma questão apenas de agilidade na hora de cozinhar, mas também uma maneira de evitar desperdício", explica David. Ao invés de congelar os bifes ou a carne moída no pacote do supermercado, por exemplo, separe na quantidade que você costuma preparar. Assim, na hora da ação, não precisa descongelar tudo ao mesmo tempo. O mesmo pode ser feito com legumes e verduras já previamente limpos.

  • Getty Images

    Aquele tal de mise-en-place

    A expressão francesa quer dizer "colocar no lugar" - antes de preparar uma receita, separe todos os ingredientes e equipamentos que for usar. Se possível, aproveite para já porcionar os ingredientes - se a receita pede duas xícaras de farinha, por exemplo, já meça e deixe separado em uma tigela. Além de acelerar o processo, isso também evita dor de cabeça por falta de ingredientes - quem já teve que parar de fazer um bolo no meio do processo porque descobriu que o fermento acabou que o diga.

    No restaurante, David gasta pelo menos cinco horas deixando tudo pronto para começar a cozinhar. Para quem não tem todo esse tempo sobrando, o segredo está em adiantar tudo o que for possível. "Deixar o alho picado, cortar cebola e salsinha, tudo isso também é mise-en-place. Deixar a salsinha cortada e congelada já adianta o processo", explica.

  • Getty Images

    Evite estresse: lave a louça antes de acumular

    Pia cheia de louça para lavar, ninguém merece. Enquanto não inventam um robô para dar conta disso, faça como os chefs profissionais: sujou, lavou na mesma hora, ou pelo menos deixe ajeitado para lavar. Assim, não fica nada acumulado dentro da pia e o serviço vai mais rápido.

  • Getty Images

    Papel-toalha, saco de lixo e pano de prato nunca é demais

    É um fato inevitável: você vai sujar a bancada, o fogão, a pia ou a sua roupa no processo de cozinhar (talvez mais de uma coisa ao mesmo tempo). Parar tudo e ficar procurando onde está o pano de prato ou o papel-toalha só atrasa a vida - e a refeição. "No restaurante, vamos fazendo a comida e limpando ao mesmo tempo", explica David.

    Portanto, assim como você separou os ingredientes, separe também o equipamento para limpar tudo - isso incluir saquinhos para colocar as cascas de legume ou de ovo, para não deixar nada espalhado pela bancada (ou, pior, dentro da pia, correndo o risco de entupir tudo...). "Quanto mais organizada sua bancada, mais limpo e mais eficiente o preparo dos alimentos".

  • Getty Images

    Use a geladeira a seu favor

    Vai fazer aquele prato que rende seis porções? Aproveite e congele o que você não for comer na hora. Também dá para preparar pratos de antemão e deixar pronto no congelador - lasanhas e tortas, por exemplo, podem ser montadas com muita antecedência e congeladas. Depois, é só tirar do freezer e levar para assar. Etiquetar os vasilhames com a data de preparo, número de porções e conteúdo do pacote também facilita a vida na hora da pressa: já sabendo o que tem dentro do tupperware, ninguém descongela a refeição errada.