Receitas

Vai levar marmita? O que é legal e o que pega mal comer no escritório

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

17/02/2016 15h53

Seja por motivos de saúde ou porque o menu dos restaurantes próximos não anima (ou estão muito caros), cada vez mais pessoas apelam para a boa e velha marmita na hora do almoço – na versão tradicional de metal, em vidro ou ainda em plástico ou silicone.

Ser responsável pelo próprio almoço, no entanto, também pode ser fonte de alguns problemas – não é toda receita, afinal, que resiste bem à viagem de casa para o escritório. Para não falar de certos ingredientes que, por conta de seu cheiro característico, são capazes de dominar toda a copa em questão de segundos. 

Confira as dicas de chefs especialistas em refeições para viagem de como preparar uma marmita de dar inveja (e fome) nos companheiros de escritório. 

  • Imagem: Renata D'Almeida/Divulgação
    Renata D'Almeida/Divulgação
    Imagem: Renata D'Almeida/Divulgação

    Cuidados básicos

    "Tudo pode levado em uma marmita, desde que você se atente na preparação", conta a chef Caro Gall, da All Light, especializada em refeições leves. "Um pote de folhas murchas, por exemplo, ninguém vai querer comer."

    Para garantir que a refeição chegue inteira no escritório, é preciso tomar alguns cuidados na hora de montar e transportar os potes. "Recomendo levar a refeição em refratários de vidro com tampa hermética, ou ainda potes de silicone", diz Isabel Bonfim dos Santos, professora do curso de Nutrição e Gastronomia do Senac-SP. "O transporte deve ser feito com uma bolsa térmica para garantir a conservação, especialmente se não houver local para guardar no escritório".

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Nunca, jamais, em tempo algum

    Existem alguns pratos que podem causar celeuma no escritório por causa do odor forte. Por isso, é boa ideia deixar ingredientes como nabo, couve-flor e pimentão para comer em casa.

    Outros alimentos, por sua vez, não ficam tão gostosos. "Risotos e massas secas quando reaquecidos costumam perder a qualidade", explica Lelena César, chef do Da Má Da Lê, em São Paulo. "E batata frita, jamais!"

    Mas sempre é possível dar um jeito na situação. "Peixe, por exemplo, é um alimento com um cheiro bem característico. Mas se você adicionar um molho, ele já não fica tão forte", conta Caro Gall. "O pimentão, se for picado com carne, também fica legal."

  • Imagem: Tadeu Brunelli/Divulgação
    Tadeu Brunelli/Divulgação
    Imagem: Tadeu Brunelli/Divulgação

    Folhas secas

    Folhas costumam ser mais frágeis para transportar, o que desanima um pouco na hora de levar saladas para o escritório. Mas isso tem solução. "Se quiser levar alface, lembre-se sempre de não cortar as folhas e deixá-las muito bem secas", diz Caro Gall. "Se ficarem úmidas, acabam destruídas com o calor na hora do transporte". Aposte também em folhas mais escuras, como agrião, espinafre e couve, que são mais resistentes.

    Outros ingredientes que animam qualquer salada são frutas secas, amêndoas e castanhas. Para o tempero, uma boa sugestão é acomodar uma vinagrete simples no fundo da marmita, colcocando os ingredientes da salada por cima.

  • Imagem: Reprodução/huffingtonpost
    Reprodução/huffingtonpost
    Imagem: Reprodução/huffingtonpost

    Variações sobre o tema

    Arroz, feijão e bife. A combinação é excelente, mas tem hora que enjoa. Para variar o cardápio, não é preciso grandes alterações. No lugar do arroz branco, vale pensar em arroz integral, quinoa cozida ou cuscuz marroquino, por exemplo. "A proteína da sua preferência pode ir com um molhinho gostoso em cima, pois na hora de aquecer, sempre resseca um pouco", conta Lelena César. "Gosto muito de incluir purês nas marmitas e verduras crocantes e coloridas".

    Já Isabel, do Senac-SP, sugere pratos como arroz de forno com frango desfiado e macarrão com legumes como alternativas saborosas para o cardápio. "

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo