Topo

Receitas

Você sabe como as pessoas brindam em outros países?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/09/2015 17h52

Brindar não igual em todos os países. E quem acha que é só encostar os copos, como fazemos aqui no Brasil, está errado. 
 
De tradições a costumes engraçados, cada país tem uma maneira diferente de brindar. Saiba como é em cada canto do planeta e não cometa gafes.
  • Getty Images

    Egito

    Você raramente verá o seu copo vazio quando estiver saindo com amigos egípcios. Lá, mais importante que o brinde são os copos estarem sempre cheios: quem se serve deve servir também todas as outras pessoas da mesa. Não hesite em pegar a garrafa e encher o seu copo, mas lembre-se de completar os dos seus amigos também.

  • Getty Images

    Rússia

    Bebida é coisa séria na Rússia: para eles, beber juntos é uma demonstração de confiança e amizade, portanto, jamais recuse uma bebida. E acostume-se a beber vodca, ela é a principal bebida consumida pelos russos e não deve ser misturado com mais nada. Deixe o suco, o energético e até a caipirinha para outra ocasião, o importante é brindar e beber com eles.

  • Getty Images

    China

    As chances de você ficar bêbado mais rápido na China são grandes: para brindar, eles bebem de uma vez a primeira dose da bebida e, em seguida, colocam o copo sobre a mesa de ponta cabeça para mostrar a todos que ele está realmente vazio. Depois desse "ritual", você pode beber normalmente e sem pressa.

  • Getty Images

    Alemanha

    Conhecidos por serem adoradores de cervejas, o brinde dos alemães é um pouco parecido com o dos brasileiros: batendo os copos. A diferença é que eles batem a base dos copos, canecas ou garrafas que estão segurando. E é importante que quem está brindando olhe nos olhos das outras pessoas.

  • Getty Images

    República Checa

    Quem está acostumado a tirar fotos de brindes não vai se dar bem na República Checa. Lá, assim como na Alemanha, é essencial olhar nos olhos da pessoa com quem está brindando no momento em que os copos se tocam. Dizem que desviar o olhar e beber em seguida dá azar. Por via das dúvidas, é melhor deixar a selfie para outra hora.

  • Getty Images

    Holanda

    Na Holanda, o brinde para quem bebe uísque pode ser engraçado e diferente de um brinde normal: com as mãos pra trás, uma pessoa joga um gole da bebida na sua boca e você deve beber e, em seguida, tomar uma cerveja. Depois, os holandeses degustam o uísque como você está acostumado.

  • Getty Images

    Grécia

    Quem brinda com sucos, refrigerantes ou água na Grécia, pode ter azar. Pelo menos é isso o que os gregos acreditam. Na hora do brinde, a pessoa mais importante é o anfitrião. As pessoas costumam se dirigir a ele e dizer "stin igia mas", que significa "à nossa saúde".

  • Getty Images

    Itália

    Comer e beber são duas coisas importantes para os italianos, por isso, durante as refeições, eles não bebem nada além de água e vinho. Para evitar olhares estranhos não peça nada diferente e experimente os vinhos que forem oferecidos a você. E lembre-se: brinde sempre com o vinho, não com a água.

  • Getty Images

    Hungria

    Se você estiver em algum lugar que a cerveja seja servida em canecas, não brinde batendo-as com a dos seus amigos. A questão é histórica: em 1848, 13 revolucionários foram executados e os assassinos brindaram dessa maneira. Até hoje o comportamento é visto como ofensivo pelos húngaros.

  • Getty Images

    Turquia

    É comum turcos oferecerem um copo do clássico Raki, um licor de uva com sabor de anis, também conhecido como leite de leão. Não recuse. É também de bom gosto pedir uma garrafa inteira para que todos à mesa brindem em vez de pedir uma dose apenas para você.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas