Receitas

Cervejaria belga construirá 'rio de cerveja' para transportar bebida

Divulgação/facebook.com/pages/Brouwerij-De-Halve-Maan/
A fábrica da De Halve Maan, na Bélgica, terá um 'cervejaduto' subterrâneo para transportar bebidas Imagem: Divulgação/facebook.com/pages/Brouwerij-De-Halve-Maan/

23/09/2014 16h49

A expressão "um rio de cerveja" pode deixar de ser uma metáfora. Isso porque a cervejaria De Halve Maan, de Bruges, na Bélgica, conseguiu a autorização para construir um tipo de 'oleoduto', que ao invés de transportar óleo ou gás por tubos subterrâneos, levará cerveja.

A medida foi tomada para levar a bebida da fábrica, que fica no centro histórico da cidade, para uma indústria de engarrafamento na periferia de Bruges. Com isso, a cervejaria não usará mais os 500 caminhões que utiliza atualmente para o transporte.

Essa grande tubulação passará a quilômetros dos célebres canais da cidade, que é considerada a 'Veneza do Norte' e que desde 2000 é Patrimônio Mundial da Unesco. Ao fim da obra, os canos transportarão cerca de quatro milhões de litros de cerveja entre a sede da De Halve Maan até a zona industral - onde será filtrada, engarrafada e despachada.

"Este investimento não foi decidido por motivos econômicos, mas por causa das considerações ambientais e da qualidade de vida", disse Xavier Vanneste, diretor-geral da empresa, ao afirmar que as centenas de caminhões que percorrem o centro histórico podem estragar as casas feitas ao estilo gótico.

O 'cervejaduto' "permitirá a diminuição de 85% no número de caminhões na cidade", disse o responsável pelo planejamento do projeto, Franky Demone. "Em termos concretos, essa obra permitirá também salvar os nossos velhos paralelepípedos do centro histórico, mantendo-os na melhor condição possível", ressaltou Demone.

A cervejaria De Halve Maan produz uma das cervejas mais icônicas de Bruges, a Brugse Zot, que é feita no mesmo local há mais de cinco séculos. O centro de produção da bebida recebe cerca de 100 mil turistas por ano. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo