Topo

Restaurante de Milão aceita "seguidores" como pagamento

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

10/10/2018 15h17

Poderia ser apenas uma brincadeira inspirada na série "Black Mirror", mas um restaurante em Milão, na Itália, tornou-se o primeiro do país a aceitar como método de pagamento o "número seguidores no Instagram". O restaurante, especializado em gastronomia japonesa, será inaugurado nos próximos dias, na via Lazzaro Papi, e foi idealizado pelos irmãos e empresários Matteo e Tommaso Pittarello, que criaram em 2007 a rede "This is not a sushi bar" - hoje com seis lojas pela Itália. 

O novo restaurante oferecerá pratos e refeições gratuitamente de acordo com o número de seguidores que o cliente tiver no Instagram. Logo na entrada, em vez da tradicional placa de "aceita-se ticket restaurante", tem a inusitada "aceitam-se seguidores". Na prática, funciona assim: o cliente faz o pedido de um prato, fotografa-o e publica a imagem em sua conta no Instagram, marcando o restaurante.

Dependendo do número de seguidores que o cliente tiver, o restaurante dará benefícios: de 5 mil a 10 mil seguidores, o cliente ganhará outro prato; de 10 mil a 50 mil seguidores, serão quatro pratos; e acima de 100 mil, o almoço ou jantar sairá de graça.

"Queremos que o cliente brinque conosco e se sinta parte do nosso projeto", disseram os empresários, em entrevista à imprensa italiana. O objetivo do empreendimento é atrair digital influencers de grande porte. "É claro que, para nós, o retorno será todo em publicidade. Recebemos o 'pagamento' com a visibilidade nas redes sociais", contaram.