Receitas

Empresa chinesa cria palitinho que 'detecta' comida estragada

05/09/2014 14h54

Palitinhos eletrônicos supostamente capazes de detectar se a comida está estragada ou contaminada foram lançados nesta semana na China, pela empresa de tecnologia Baidu.

A companhia, famosa na China por seu site de buscas, diz que uma das habilidades dos palitinhos é identificar a temperatura do óleo da comida e se ele está apto ao consumo.

Alimentos em más condições sanitárias são uma grande preocupação na China, após vários escândalos de comida estragada. Em 2008, lotes de leite contaminados com a substância melamina causaram a morte de seis crianças e adoeceram 300 mil pessoas.

E essa se preocupação se estende ao óleo de cozinha: no ano passado, mais de cem pessoas foram detidas no país por peneirarem óleo usado de restaurantes e vendê-lo como se fosse novo.

Em um vídeo de promoção dos novos palitinhos, a Baidu mostra-os medindo a temperatura de diversas refeições, bem como nutrientes presentes nelas e sua validade.

Eles também analisam a quantidade de sal, para ajudar os usuários a monitorar seu consumo diário de sódio. Os resultados das medições podem ser vistos nos smartphones ou computadores dos usuários.

No entanto, não se sabe se os "palitinhos inteligentes" serão produzidos em escala comercial. A Baidu fez, por enquanto, apenas alguns protótipos, segundo seu porta-voz.

Rivalizar com o Google
Em sua conferência anual em Pequim, a Baidu também lançou um aparelho semelhante ao Google Glass, para rivalizar com os óculos tecnlógicos da empresa americana.

O Baidu Eye tem uma câmera interna (mas sem tela) e transmite informações aos usuários via um dispositivo auditivo ou pela conexão com um smartphone.

O aparelho tampouco está disponível ao público por enquanto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo