Receitas

Mau tempo deve gerar menor safra de vinhos na Itália desde 1950

Revista Adega/Divulgação
Imagem: Revista Adega/Divulgação

19/10/2014 13h34

O mau tempo na Itália teve efeitos nefastos sobre a produção de vinho do país: espera-se que a safra deste ano seja a menor desde 1950.  Segundo a associação italiana de agricultores Coldiretti, serão produzidos 4,1 bilhões de litros, 15% a menos do que no ano passado. Se confirmada, está será a menor produção dos últimos 64 anos e fará com que a Itália perca o posto de maior país produtor de vinho para a França.

 
Outros produtos agrícolas tipicamente italianos, como o azeite de oliva, também estão sendo afetados. O culpado pela queda de produção é o clima atipicamente úmido do verão italiano.
Para obter um bom produto, os vinicultores precisam de sol, o que aumenta as concentrações de açúcar na fruta, e de pouca umidade antes da colheita, para evitar fungos e doenças. Em setembro, fortes tempestades prejudicaram os vinhedos justamente poucas semanas antes da colheita. 

Trombas d'’água
As vinícolas do norte do país, em regiões como Piemonte, Lombardia, Veneto e Oltrepò Pavese, foram especialmente atingidas. Sicília, Apúlia e Calábria, no sul da Itália, também sofreram com o clima fora do normal. Na primeira semana de outubro, o volume de chuva esteve 23% acima da média nestas regiões.
 
A Coldiretti atribui os problemas às mudanças climáticas. "O clima está se alterando. Tempestades e trombas d’água mais frequentes põem à prova os agricultores", comentou um porta-voz da associação.
 
O problema afeta também um outro produto tipicamente italiano: o azeite de oliva. A produção de azeitonas na Itália deverá cair 30% este ano, para cerca de 300 mil toneladas. O setor agrícola é importante para a economia italiana.
 
Só a produção vinícola italiana envolve cerca de 200 mil empresas e teve no ano passado um faturamento de cerca de 9,5 bilhões de euros (cerca de 29 bilhões de reais).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo