Topo

Restaurante no Texas oferece cardápio sem preços para "ajudar o próximo"

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

30/03/2018 11h30

Um restaurante que abriu suas portas há poucas semanas em Fort Worth, a 48 quilômetros de Dallas, no estado do Texas (EUA), permite ao cliente pagar a conta à vontade e inclusive ir embora sem deixar um só centavo.

O Taste Community Restaurant é o primeiro e único local do Taste Project, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2012 por Jeff Williams, um devoto cristão oriundo da Califórnia que vive no norte do Texas há 12 anos.

"Quando soube que Deus queria que me dedicasse a isso, há alguns anos, ninguém estava fazendo. Muito tempo depois, comecei a pesquisar e me dei conta de que existiam outros restaurantes similares no país com o mesmo conceito", afirmou Williams à Agência Efe.

Taste Project - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook


O restaurante não aceita reservas, mas o atendimento é como em qualquer outro: o cliente é recebido por uma anfitriã que o leva até a mesa para que depois um garçom apresente um cardápio bastante variado e anote o pedido.

"Para o início da primavera foram feitos alguns ajustes no cardápio com ingredientes predominantes da estação, mas também mantivemos muitos pratos pequenos, como a bruschetta", contou Williams, que antes trabalhava na área de informática.

Entre os pratos mais pedidos está o hambúrguer americano com queijo cheddar servido com batatas fritas, assim como arepas recheadas com frango, queijo ricota ou creme fresco.

Mas o que mais chama a atenção é que no cardápio não há preços. Ao término da refeição, o garçom traz uma conta sem números, e pede apenas uma doação.

"O que pedimos a nossos clientes é que paguem o que puderem ou, se desejarem, que doem mais do que a conta ou simplesmente que não paguem se não tiverem recursos", destacou Williams.

Taste Project - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

"O que também solicitamos é que doem parte do seu tempo, algumas horas do dia, para nos ajudar com o trabalho e entendam melhor o conceito de ajudar o próximo".

A maioria dos funcionários do restaurante, 80%, doa seu tempo de forma voluntária. Para isso, existe um coordenador encarregado de programar os dias e as horas dos voluntários tanto na cozinha quanto no refeitório.

Segundo Williams, os clientes que chegam para experimentar a comida do Taste Community Restaurant são de todos os tipos, desde os que perderam o emprego e não podem pagar por um almoço até funcionários de empresas vizinhas.

Desde sua inauguração, em dezembro do ano passado, o local abre às 11h e fecha às 14h. Mantê-lo aberto por mais horas representaria um custo extra que, por enquanto, o Taste Project não pode bancar.

De acordo com Williams, a grande maioria das doações que o restaurante recebe é de clientes particulares. Para poder manter o negócio de forma sustentável são necessários cerca de US$ 10 mil mensais.

"Nossa meta é chegar a esse nível de sustentabilidade em cinco anos e abrir estabelecimentos similares em outros lugares para combater a fome que existe em várias cidades dos Estados Unidos. Isso me faria realmente feliz, mais feliz do que estou atualmente", disse.