Topo

Fã de vinhos? Esqueça Napa e vá para a Costa Central da Califórnia

As vinícolas de Napa não são o único local para aproveitar o vinho na Califórnia  - Getty Images
As vinícolas de Napa não são o único local para aproveitar o vinho na Califórnia Imagem: Getty Images

Brooke Porter Katz

Da Bloomberg

17/07/2017 17h33

Já faz quase 15 anos que Paul Giamatti e Thomas Haden Church perambularam pelo Vale de Santa Ynez em "Sideways: Entre Umas e Outras" - um filme que ajudou a colocar esta subestimada região vinícola da Califórnia no mapa dos enófilos. No entanto, pergunte a alguém hoje qual destino vem à mente ao ouvir as palavras "Califórnia" e "vinho", e é quase certo que a resposta será "Vale de Napa".

Está na hora de realmente prestar atenção à Costa Central, uma região que abrange cerca de 400 quilômetros, de Santa Bárbara até a Baía de Monterey, incluindo o Vale de Santa Ynez e o Condado de San Luis Obispo, entre outras áreas. A região vem produzindo bons vinhos discretamente há décadas, com 27 Áreas Vitivinícolas Americanas aprovadas (em comparação com 16 em Napa) e uns 36.500 hectares plantados com uvas para vinho (o dobro dos 18.210 de Napa). De acordo com Danielle Laudon, diretora de marketing de Visit Santa Ynez Valley, "os fabricantes de vinhos não se especializam apenas em Pinot Noir aqui. Eles estão produzindo Sauvignon Blanc e Cabernet do Happy Canyon AVA; Syrah de clima frio do Vale de Los Alamos; variedades de Pinot Noir, Viognier e Chardonnay de Santa Rita Hills. A lista continua."

Mas o vinho é apenas um dos atrativos. A beleza natural, os novos hotéis deslumbrantes, a cultura de cidras e cervejas artesanais que está surgindo, o clima de cidade pequena, as grandes fazendas de cavalos e a proximidade de Los Angeles são igualmente interessantes.

A seguir, cidades e povoados que você deveria incluir em sua próxima viagem pelas estradas da Califórnia.

Santa Barbara

Este descontraído playground de fim de semana para os moradores de Los Angeles (pessoas como Tom Cruise e Jennifer Lopez têm casas aqui) tem belas praias, hotéis acolhedores de onde você não vai querer sair e ruas ideais para passear a pé, com edifícios de estilo colonial espanhol.

Ballard e Los Olivos

A cerca de 56 quilômetros ao norte de Santa Barbara pela rodovia 154, Ballard (467 habitantes) é um daqueles adoráveis povoados que poderiam passar despercebidos de tão pequenos, completo com uma pequena escola vermelha que foi fundada em 1882. Após apenas sete minutos de carro, passando por filas de videiras cuidadosamente plantadas e uma fazenda de lavanda orgânica, você encontrará Los Olivos, um lugar ideal para passar um dia degustando Cabernets frutados na Firestone Vineyard ou admirando a cerâmica produzida localmente na Galeria Los Olivos.

San Luis Obispo

Graças à Universidade Estadual Politécnica da Califórnia, San Luis Obispo - 96 quilômetros ao norte de Los Olivos - é uma cidade universitária por excelência, com uma cafeteria de comércio justo ao lado da outra. Entre as favoritas estão BlackHorse Espresso & Bakery, Kreuzberg (propriedade de dois graduados da Politécnica), Scout Coffee e Linnaea's, popular pelos shows de música ao vivo e pelo chai latte de baunilha. É difícil não ver a cena musical ao vivo, em parte por causa do vibrante centro de artes performáticas da Politécnica.