Topo

Preço é boa notícia para amantes do vinho neste ano

iStock/Getty Images
Imagem: iStock/Getty Images

Atul Prakash

06/02/2019 11h34

Os amantes do vinho terão um motivo para brindar neste ano: os preços de produtos de diversas origens deverão ficar mais baratos.

Os preços dos vinhos genéricos da Espanha e da Itália estão caindo devido à boa colheita de 2018 e as garrafas da Argentina também ficaram mais baratas por causa da desvalorização do peso, segundo o Rabobank International.

"Os preços do vinho a granel no fim do ano começaram a refletir o impacto da safra grande de 2018 na Europa e os preços dos vinhos espanhóis e italianos tiveram as contrações mais relevantes", escreveram analistas do Rabobank liderados por Stephen Rannekleiv em um relatório trimestral. A grande colheita de 2018 "terá um profundo impacto nas tendências de 2019".

Ainda assim, os consumidores podem ter que pagar mais pela qualidade. Os preços de entrada estão caindo em muitos casos, mas os preços de certas variedades e qualidades se mantêm, disseram os analistas. Além disso, as vendas pela internet estão crescendo e as margens para os vendedores são atraentes porque há uma oferta de maior qualidade do que a das lojas físicas, disseram. O comércio eletrônico pode oferecer benefícios adicionais, como uma expansão geográfica mais fácil e barata, acrescentaram.

"Além da conveniência, quem compra vinho pela internet procura exclusividade", diz o relatório. O comércio eletrônico oferece aos consumidores "produtos e uma experiência que eles não conseguem encontrar nas lojas locais, e estão dispostos a pagar mais caro por isso".