Feijoadas nas escolas de samba são boa opção para almoço nos fins de semana

Carol Zappa e Rafael Iluminatto

Do UOL, no Rio e em São Paulo

  • Divulgação

    Feijão, carnes, couve, arroz e laranja. A caipirinha arremata a refeição que é a cara do Brasil

    Feijão, carnes, couve, arroz e laranja. A caipirinha arremata a refeição que é a cara do Brasil

Brasileiríssima, a feijoada é um prato atemporal. Às quartas e aos sábados, durante todas as semanas do ano, lá está ela, como prato do dia em muitos bares e restaurantes.  

E verdade seja dita: poucas parcerias combinam tanto quanto a dobradinha carnaval e feijoada. Um dos principais símbolos da nossa gastronomia, o prato à base de feijão preto e carnes e escoltado por uma cachaça ou caipirinha, é a pedida certeira para acompanhar o baticum das baterias.

A menos de um mês do início da festa, Rio de Janeiro e São Paulo já estão em clima de folia com os ensaios das escolas de samba e blocos de rua.

  • Divulgação

    Tia Surica, sambista da Portela, responsável
    pela famosa feijoada da escola


Um dos programas mais concorridos principalmente nessa época são as tradicionais feijoadas que ocupam as quadras das agremiações -preparadas com as receitas especiais das "tias" ou de bufês- e que se mostram uma boa alternativa para o almoço do fim de semana.

Democráticos, os eventos contam sempre com a presença da velha-guarda e das novas gerações, que se dividem no microfone e na plateia. O público, eclético, se esbalda no samba entre membros da comunidade, artistas, modelos e turistas.

Para ajudar a esquentar os tamborins e preparar o samba no pé, o UOL Receitas e Restaurantes preparou um roteiro para você saborear a feijoada da sua escola de coração.

 

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos