Alex Atala quer levar chef Anthony Bourdain para conhecer feira, esgoto e galeria em SP

Claudia Lima e Larissa Januário

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Anthony Bourdain no mercado Ver-o-Peso durante uma de suas visitas ao Brasil

    Anthony Bourdain no mercado Ver-o-Peso durante uma de suas visitas ao Brasil

Durante o final de semana de 11 e 12 de maio, o chef Alex Atala recebe Anthony Bourdain, ex-chef de cozinha nova-iorquino e atual apresentador do show televisivo "Sem Reservas", exibido no Brasil pelo canal pago Travel & Living Channel.

O chef brasileiro será o cicerone do apresentador em mais um episódio gravado em São Paulo. Durante o fim de semana, Atala pretende apresentar a Bourdain a diversidade de atrativos que a capital paulista oferece, não só relacionados à gastronomia, como também cultura e arte. "Quero mostra a ele que São Paulo é uma cidade multicultural, que há muito a ser visto aqui e que o Brasil vai além dessa imagem superficial vendida por anos lá fora", contesta.

Atala conta que já foi convidado para ser o guia de Bourdain aqui no Brasil em outras ocasiões, mas declinou. "Nunca aceitei porque não compactuava com essa visão de terceiro mundo que pintavam do Brasil lá fora. Agora topei porque estou apostando que será diferente. E eu exigi isso".

Anthony Bourdain já esteve no Brasil para gravar seu programa em duas outras ocasiões. Na primeira, visitou a região norte do país. Em outra, conheceu Rio, Salvador e São Paulo -que classificou, em seu livro "Maus Bocados", como 'feia como o inferno'- onde foi a lugares como o Mercado Municipal, a quadra da Escola de Samba Rosas de Ouro e o Bar Valadares, entre outros.

Desta vez, Alexa Atala promete apresentar ao nova-iorquino sua galinhada, servida todos os sábados no Dalva e Dito, seu restaurante de comida brasileira, e que causou tumulto ao ser distribuída gratuitamente durante a Virada Cultural na semana passada.

"Quero mostrar a minha São Paulo e a comida que fazemos aqui. Vou levá-lo  a uma feira livre e apresentá-lo ao meu fornecedor de peixe, o Marcelo, um cara apaixonado pelo que faz", revela.  "E também quero mostrar atrações culturais, como a galeria Choque Cultural e se der tempo, visitar os esgotos da cidade para mostrar o trabalho do grafiteiro Zezão", completa.

Em outubro, Atala planeja levar um grupo de jornalistas estrangeiros para conhecer a Amazônia.

UOL Cursos Online

Todos os cursos