Restaurante Clandestino tem menu especial inspirado no Candomblé

Claudia Lima,

Do UOL, em São Paulo

Os orixás do Candomblé, suas cores e sabores são o tema dos jantares da nova temporada do Clandestino. Anexo do restaurante Dui, é ali que a chef Bel Coelho faz suas criações mais ousadas.

O menu reverencia com propriedade a tradição da cozinha africana e -por que não dizer- brasileira. São 13 pratos, cada um deles homenageando um orixá seja através de suas comidas típicas, ou das cores que os representam.

A ideia do cardápio surgiu através da irmã da chef, pesquisadora das danças desta religião. "Comecei a me interessar por este universo e pelas histórias e pensei que isso poderia virar um menu". conta Bel, que se sentiu à vontade para fazer uma interpretação destes pratos. "No início, minha maior dificuldade foi ser totalmente fiel à comida de santo, mas no final, me inspirei também nas cores e na mitologia", completa.

Assim, pratos já conhecidos chegam à mesa em nova roupagem, em forma de espumas, caldos e esferas. Caso do acarajé, prato oferecido à Iansã (deusa dos ventos) e Obá (deusa das guerras), líquido, acompanhado de caldo de vatapá, farofa de camarão seco e vinagrete, ou do caruru (prato de Cosme e Damião ou Ibejis),  camarão grelhado com molho de amendoim e castanha de caju, quiabo grelhado e uma cápsula de azeite de dendê.

Oxalá tem sua cor, o branco, representada no prato pela vieira grelhada, mil folhas de palmito pupunha com cogumelos e espuma de inhame. Iemanjá, a rainha do mar, é homenageada com robalo grelhado com pérolas de leite de coco, capim santo e areia de coco.

A refeição é finalizada com um prato para Oxum, deusa da riqueza e do ouro, na sobremesa feita com ovos moles, sorvete de gema, banana ouro, melaço de cana e caramelo de coco e gengibre.  

O Clandestino funciona apenas às quintas-feiras e é necessário fazer reservas, já que há apenas  20 lugares. O menu custa R$ 195 e fica em cartaz até o final de 2012.

Serviço:
Clandestino no Dui
Al. Franca, 1590
Tel.(11) 26497953

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos