Dia dos Namorados: faça em casa um jantar de chef em trinta minutos

Larissa Januário

Do UOL, em São Paulo

Todo ano o dia dos namorados costuma gerar a mesma dúvida: enfrentar as filas dos restaurantes ou encarar o fogão e correr o risco de transformar a noite romântica num pesadelo culinário que pode acabar em pizza?

Calma, há uma terceira opção. Que tal investir pouco tempo, em um jantar prático, rápido e, ainda assim, digno de um chef de cozinha?

Para ajudar na empreitada, ninguém melhor que um casal de chefs para ensinar os truques para uma refeição rápida, gostosa e charmosa. Para esta tarefa, contamos com a ajuda de Adriana Cymes e Victor Vasconcellos, que dividem a vida e as panelas no seu restaurante paulistano, Feed Foods.

A proposta dos dois para expressar o amor em forma de comida é uma combinação de sabor, praticidade e leveza. "Para uma noite romântica, nada de pratos elaborados, que levam horas pra ficar prontos, ou pesados, que podem dar sono depois. A ideia é namorar", aconselha Adriana.

A sugestão deles é um peixe grelhado com legumes na manteiga de wasabi. Para a sobremesa, merengue de limão siciliano com framboesa. Nada poderia ser mais adequado.

Para quem não come peixe, vale substituir por um filé ao ponto. Os vegetarianos podem investir em legumes como a berinjela, que também funciona na grelha.  

Mas antes de encarar as panelas confira as dicas dos chefs para fugir do fiasco e ter de fato, um jantar super romântico:

Planeje o jantar
Faça uma lista e vá em busca dos ingredientes com antecedência. Isso evita surpresas desagradáveis, como descobrir que não tem azeite em casa na hora do preparo.  

Divirta-se comprando
Uma boa refeição caseira começa na escolha dos ingredientes. Como é um jantar especial, nada mais justo que comprar coisas bacanas em lugares diferentes como o mercado municipal, a feira de orgânicos local ou um empório gourmet. Para os apaixonados por comida, as compras podem ser um ótimo passeio a dois.  

Faça o "Mise-en-place"
Mise o quê? "Mise-en-place" nada mais é que o nome dado pelos chefs ao pré-preparo de uma receita, ou seja, cortar legumes, temperos e carnes e deixar tudo separadinho. Para facilitar ainda mais, adiante tudo que possa ser feito na véspera, como limpar as carnes por exemplo. Embale e armazene de forma adequada. Carnes e laticínios devem ficar na geladeira até a hora do preparo.

Invista em entradas e petiscos
Castanhas, nozes e amêndoas são um ótimo petisco. Queijos e frios funcionam muito bem como entradinhas. Um brie derretido no próprio microondas servido com geleia ou um presunto cru enroladinho no melão com certeza farão sucesso. As saladas sortidas que já vêm lavadas também são práticas e funcionam para abrir a refeição.

Brinquem com a comida
O jantar pode muito bem ser feito a quatro mãos. Chame o seu amor para a beira do fogão e se divirtam nas tarefas. Mas nada de picar alho e cebola!

Decore a mesa
Se o clima é de romance, o clichê vale a pena. Crie um ambiente aconchegante. Enfeite a mesa com flores e velas. Isso com certeza vai valorizar ainda mais o jantar.

Feed Food
Rua Artur de Azevedo, 517, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3081-4171

UOL Cursos Online

Todos os cursos