Sudoeste da Alemanha é origem do tradicional bolo floresta negra

Eduardo Vessoni*

do UOL, de Baiersbronn, Alemanha

  • Eduardo Vessoni/UOL

    A fama do bolo floresta negra é tão grande que a cada dois anos acontece um festival dedicado ao doce, onde profissionais e amadores apresentam suas versões para a sobremesa

    A fama do bolo floresta negra é tão grande que a cada dois anos acontece um festival dedicado ao doce, onde profissionais e amadores apresentam suas versões para a sobremesa

Pouca gente sabe, mas este famoso bolo de chocolate coberto com cerejas tem suas origens fincadas na distante Floresta Negra, uma área verde com 200 km de comprimento localizada no sudoeste da Alemanha.

Mais do que inspiração para clássicos infantis como Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho, aquela terra de ar misterioso e pinheiros de tons escuros é responsável pela criação do bolo floresta negra.

Assim como os contos infantis escritos pelos Irmãos Grimm, a história deste bolo alemão de fama internacional é também contada em diferentes versões. A mais conhecida diz que seus ingredientes foram inspirados nos tradicionais trajes das mulheres solteiras locais.

O chocolate granulado são como seus vestidos pretos, o creme são as blusas brancas e as exclusivas cerejas produzidas na região são os chapéus com bolas vermelhas conhecidos como bollenhut.

Acredita-se que a primeira versão deste bolo tenha sido feita em 1915 pelo confeiteiro Josef Keller, embora sua receita original contasse com apenas uma camada. Sua fama é tão grande que a pequena Todtnauberg abriga, a cada dois anos, um festival dedicado a este doce, onde profissionais e amadores apresentam suas criações com os ingredientes utilizados no floresta negra: creme, biscoitos, cerejas, chocolate e licor.

O UOL Receitas foi até a Alemanha para colocar na bagagem a receita do bolo floresta negra preparado no Traube Tonbach, um dos hotéis mais clássicos de Baiersbronn, cuja  padaria  foi aberta 1789 e segue até hoje sob a administração da oitava geração da mesma família.


* O jornalista viajou à Alemanha com o apoio da TAM e do Centro de Turismo Alemão – DZT.

UOL Cursos Online

Todos os cursos