Bahia recebe até domingo a maior feira de chocolates do mundo

Daniela Silva

Do UOL, em Salvador

  • Mateus Pereira/Secom

    O famoso evento francês Salon du Chocolat teve sua primeira edição na América do Sul, no Centro de Convenções, em Salvador

    O famoso evento francês Salon du Chocolat teve sua primeira edição na América do Sul, no Centro de Convenções, em Salvador

Apesar do sol forte deste sábado (7), muitos baianos preferiram trocar a praia pelo Centro de Convenções em Salvador, onde acontece até domingo o Salon du Chocolat, importante evento de origem francesa que, pela primeira vez, ganhou uma versão sul-americana.

Não por acaso, a Bahia foi a escolhida para abrigar a esperada estreia. "A Bahia é a capital histórica do cacau", disse Diego Badaró, proprietário da Amma Chocolates, marca baiana já reconhecida entre os melhores chocolates "premium" do mundo. Ele assina a realização do evento em parceria com a Event Internacional, agência francesa que colocou o projeto em prática pela primeira vez em 1994.

Badaró atuou como cicerone de um público que lotou o espaço destinado a mais de 40 expositores, entre brasileiros e estrangeiros. Nas salas reservadas para aulas-degustação e palestras, cada metro quadrado também era disputado por visitantes de diversas partes do país.

Amantes do chocolate como a goiana Izabella Meira cruzaram fronteiras para não perder a participação de chefs badalados como Carole Crema, Mara Mello, Fabrice Lenud e Arnaud Larher. "É uma pena que não vou poder assistir à aula de Diego Lozano, porque vou voltar para casa ainda hoje", falou a doceira referindo-se ao premiado chef brasileiro especialista em chocolates.

Esforço recompensado

Entre as performances estava a de Fabrice Lenud, francês radicado em São Paulo, que desmistificou a dificuldade de fazer chocolates finos com muito bom-humor e receitas sofisticadamente simples. Lenud lembrou ao público o privilégio de ter, em território brasileiro, o evento mais prestigiado do mundo na área de chocolates. "Esses 'chocolatiers' que estão aqui são nomes conhecidos no mundo inteiro. Se fosse um time de basquete americano seria chamado de 'dream team'", brincou.

Os europeus trouxeram na bagagem a tradição e deram aos brasileiros a oportunidade de degustar versões sofisticadas da guloseima. Destaque para o belga Pierre Marcolini, que seduziu o público com chocolate fino combinado com amêndoas ou recheado com flor de laranjeira. Também fez bom negócio quem arrematou os produtos da inglesa Demarquette, que trouxe chocolates finos incrementados com especiarias como gengibre, chá verde e pimenta, além de um inusitado chocolate salgado.

O Salon du Chocolat Bahia segue com programação das 10h às 19h, e a entrada custa R$ 10, com meia para crianças.

Jantar beneficente

Na noite de abertura, na sexta, foi realizado um jantar beneficente no restaurante Amado.  A renda obtida com a venda dos ingressos - R$ 250 por pessoa - foi revertida para o projeto social Dendê da Serra, que atende crianças carentes da região de Serra Grande, no sul da Bahia.

Claude e Thomas Troisgros, Rodrigo Oliveira, Julien Mercier e Fabrice Lenud foram recebidos pelo chef Edinho Engel para assinar um menu especial que incluiu pratos como Foie gras com chocolate, caqui e mizuna; Leitão crocante com farofa de chocolate e Lagosta confit de manteiga de cacau.

UOL Cursos Online

Todos os cursos