Receitas

Dupla dinâmica da cozinha, presunto e queijo rendem receitas que vão além do misto quente

Giulia Moretti

do UOL, em São Paulo

13/09/2012 17h53

Presunto e queijo são daquelas coisas que, quase sempre, estão à mão. Em fases que a geladeira está vazia, eles não faltam para garantir um lanchinho rápido e substancioso, como o trivial e bem-vindo misto quente.

Mas a dobradinha pode ir além de sanduíches e funcionar como um coringa na cozinha. E isso não quer dizer preparos triviais já bem conhecidos da culinária caseira como tortas e pães, arroz de forno, lasanha.

  • Leonardo Soares/UOL

    Risoto de Queijo com Chips de Presunto: frios compõem menu fácil de fazer e de impressionar

Com algumas pitadas gourmet, os frios podem compor um cardápio fácil de fazer e de impressionar?, comenta a chef Carole Crema, da La Vie en Douce, em São Paulo.

  • Leonardo Soares/UOL

    Versão salgada de cupcake é feita com queijo, presunto e abobrinha

Se no trabalho Carole é uma especialista em doces, quando está em casa, ela deixa um pouquinho de lado o mundo do açúcar. E não esconde que já fez muita coisa boa a partir dessa dupla dinâmica da cozinha. Como o Risoto de queijo com chips de presunto, que para a chef, é uma maneira fácil e criativa de transformar estes ingredientes simples em um prato de festa.

Os clássicos Ovos Benedict -receita criada em Nova York em 1920 e típica de brunchs- são a melhor maneira de se permitir uma comida reconfortante e que não demora quase nada para ficar pronta.

Basta quebrar o ovo e cozinhá-lo em água de 3 a 5 minutos e depois, envolvê-lo em uma espessa fatia de pão torrado com presunto e queijo. Dá para brincar com o tipo de queijo e usar mozarela, queijo prato, queijo fresco ou uma variedade mais cremosa, como a mussarela de búfala e o requeijão, que são as sugestões da chef.

Mas se a pedida for um lanchinho da tarde ou café da manhã especial, a sugestão de Carole é uma versão salgada de cupcake -o bolinho típico norte-americano-, feito  com queijo, presunto e abobrinha.

Rápido de fazer e versátil, ele também pode ser servido como um canapé ou ter formatos diferentes, que você consegue preparando em assadeiras e até formas de bolo inglês. ?É tão simples de fazer. E dá menos trabalho do que ir até a padaria?, brinca a chef.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo