Cerveja

As peripécias de um viajante cervejeiro para trazer na bagagem um souvenir proibido

Orlando/UOL
Caixas de madeira que transportam a cerveja Westvleteren viram objeto de desejo Imagem: Orlando/UOL

Edu Passarelli*

14/09/2012 16h42

Quando comecei a me interessar pelo universo cervejeiro, nutria um sonho: conhecer a abadia dos monges trapistas St. Sixtus, em Flandres, na Bélgica. Isso porque é lá que são produzidas as cervejas Westvleteren, consideradas por muitos –e por mim, que estou entre esses tantos- as melhores do mundo.  O acesso ao interior desta abadia não é permitido, mas bem em frente a ela há um bar chamado In de Vrede, no qual as cervejas podem ser consumidas.

Eis que em 2009 parti para a Bélgica, com minha mulher, para conhecer todas as abadias trapistas fabricantes de cerveja. O ponto alto do meu roteiro era, claro, a Westvleteren. Acreditando que poderia fazer boas fotos na viagem, até emprestei de um amigo fotógrafo um tripé, que apesar de ser um incômodo na bagagem, seria capaz de me proporcionar um momento inesquecível em minha vida de cervejeiro.

Nós nos hospedamos na agradável cidade de Poperinge, que fica a poucos quilômetros de St. Sixtus, e logo rumamos para a abadia. Chegamos até a porta, onde fiquei por muitos minutos apreciando a paisagem e imaginando como seria a vida lá dentro.

Enfim, era chegada a hora de partir para as cervejas. Adentramos o In de Vrede e logo saquei minha câmera com tripé e comecei a dar meus cliques. De cara, vi as belas caixas de madeira que transportam a bebida e indaguei um garçom sobre a possibilidade de comprar uma. Resposta negativa.

Uma cerveja, umas fotos. Outra cerveja, mais fotos ainda. Depois de algumas geladas e cliques, eu já me sentia um fotógrafo profissional. Passei então a testar a minha habilidade de negociador.

-Senhor gerente, vim do Brasil e gostaria de comprar uma caixa de madeira.

-Desculpe, senhor, não vendemos.

Já conformado, continuei com meus cliques e minhas cervejas. Em um deles, fotografei uma senhora loira acompanhada de uma amiga. Como já havíamos atingido o limite de consumo de álcool, retornamos ao hotel. Após um breve cochilo, acordei e decidi que tinha que voltar ao In de Vrede, pois teria apenas aquele dia para aproveitar ao máximo este meu sonho de cervejeiro.

Retornamos eu, minha mulher, a câmera e o tripé, ainda sob algum efeito de álcool. Mais cervejas, mais fotos. E uma nova tentativa de conquistar a caixa. Um garçom me alertou:

“A única pessoa que pode lhe dar uma caixa é aquela senhora loira, proprietária do bar”.

Era a loira que fotografei pela manhã! Fui até ela:

“Olá fotógrafo, está de volta? Gostou daqui, pelo jeito”.

Algo galanteador veio de dentro de mim –efeito da cerveja, é claro- e eu disparo:

 “A foto mais bonita de minha viagem foi feita aqui e é a sua”. Recebo um sorriso de volta. Olho para a mesa, minha mulher me olha com cara de poucos amigos, mas eu insisto. Solto mais algumas baboseiras e ouço como resposta, dada com um ar mais que provocante:

“Peça o que você quiser de mim”.

E eu respondo: “Uma caixa de madeira!”.

A loira belga, um pouco irritada, me dá a caixa. Minha loira brasileira depois entende a história. E eu, volto para o Brasil com minha câmera, o tripé e uma caixa de madeira!
 

*Edu Passarelli é especialista em cervejas e autor do Blog Edu Recomenda http://edurecomenda.blogspot.com. É dono de bar. E foi nesse mundo, em uma dia qualquer da década de 90, que provou uma cerveja especial. E não parou mais

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Cerveja

Topo