Receitas

Bons bocados: as diferentes e deliciosas comidas de ruas de Buenos Aires

By David (Choripan)
Choripan é a contração de chorizo (linguiça) e pan (pão) usada para definir o famoso sanduíche portenho Imagem: By David (Choripan)

Kelly Cristina Spinelli

Do UOL, em Buenos Aires

27/10/2012 07h00

“Comida al paso” é o nome que se dá na Argentina para aquele lanche rápido que se faz numa barraquinha de rua ou num balcão de uma lanchonete. Significa algo como “de passagem”, ou “no caminho”. Para o turista que visita Buenos Aires, se faz  uma solução surpreendentemente agradável para aqueles dias da viagem tão recheados de passeios, que sentar-se para comer em um restaurante está fora de cogitação.  

Na capital argentina, a oferta de comidas “al paso” é diferente das opções brasileiras. Uma padaria portenha não tem muitas opções de salgadinhos - nada de coxinhas ou pães de queijo. Pão na chapa então, nem pensar. O mais próximo que se chega desse tipo de petisco são as empanadas, especialidade local feita com massa tradicionalmente recheada com carne e assada. 

Mas a falta de opções em salgadinhos é compensada pelos variados sanduíches, pedaços de pizza e comidas criollas (de origem espanhola, com ingredientes locais). Todos espalhados pelas ruas da cidade. A boca enche d’água só de passar perto de uma das barraquinhas, como as da avenida Costanera, perto de Puerto Madero ou na frente das casas de pizza e empanadas.

Listamos algumas das melhores e mais famosas comidas “al paso” de Buenos Aires, com sugestões de endereço para visitantes e receitas para quem quer arriscar fazer de casa. Buen provecho!

Onde encontrar as comidas de rua de Buenos Aires

Choripan em Buenos: os quiosques espalhados pela Costanera Sur, ao longo da Avenida de los Italianos, em frente à Reserva Ecológica, fazem sucesso entre os amantes de Choripan. Um deles se chama El Parrillón e foi eleito recentemente o  melhor em termos de opções de tempero para os choris (linguiças).

Fugazzeta em Buenos Aires: as pizzarias Guerrín (Av. Corrientes, 1368, Tribunales. Tel.: +54 11 4371-8141), Banchero (av. Corrientes, 1300, Tribunales. Tel.: +54 11 4382-4669) e Kentucky (Corrientes 3599, Abasto.: Tel: +54 11 4862-5377) são as três mais tradicionais da avenida famosa pelas pizzas "al passo". 

Humita, tamal e locro: a Feira de Mataderos (Av. Lisandro de La Torre, começando na esquina da avenida de los Corrales, www.feriademataderos.com.ar) é uma atração por si só nos domingos portenhos. Não é tão famosa quanto a de San Telmo ou da Recoleta porque fica mais distante do centro, mas é igualmente recomendável. Lá se vê danças típicas argentinas que vão além do tango e come-se comida criolla das barraquinhas de rua, boas e baratas.

Empanadas: o El San Juanino (Sanchez de Bustamante, 1788, Barrio Norte. Tel.: +54 11 4822-8080) é um dos mais conhecidos lugares de empanadas (também vendem os já citados locro, tamal e humita). Tem décadas de história.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo