Receitas

Venda dos queijos artesanais mineiros é liberada em todo o país

Do UOL, em São Paulo

06/08/2013 16h14

A partir deste mês, os queijos artesanais de Minas Gerais não estão mais restritos às fronteiras do Estado. A venda do produto foi liberada em todo o país após a criação de dois centros de maturação de queijos -o que facilita a vida dos pequenos produtores locais, que não tinham estrutura para atender as exigências sanitárias necessárias para a venda. 

Os queijos tradicionais mineiros são fabricados com leite cru -o que vai contra a exigência do Ministério da Agricultura, que especifica o uso de leite pasteurizado na produção para evitar contaminação do produto. Por conta disso, a venda fora de Minas Gerais dos queijos artesanais com menos de 60 dias de cura, como o Serra da Canastra, acabou sendo proibida em 2002. 

Os dois centros de maturação de queijos foram construídos com uma iniciativa do governo estadual e o financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Agora, os pequenos produtores já cadastrados podem  enviar seus produtos para serem comercializados obedecendo às regras sanitárias, com direito a selo de inspeção do governo que garante a venda em todo o território nacional. 

Atualmente, existe, 30 mil famílias trabalhando com a produção de queijos artesanais em Minas Gerais, que responde por 27% de toda produção de laticínios no Brasil. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo