Receitas

Em protesto, bar em São Paulo retira produtos russos de menu

Jonathan Alcorn/Reuters
Garrafas de vodca russa são enfileiradas durante evento na California (EUA) que anunciou boicote em protesto às leis que tem como alvo os homossexuais. Imagem: Jonathan Alcorn/Reuters

Anna Fagundes

do UOL, em São Paulo

23/08/2013 19h26

O bar 00 São Paulo removeu todos os produtos de origem russa de seu cardápio como maneira de protestar contra a política do premiê russo Vladimir Putin em relação aos homossexuais. A medida vigora desde o último domingo (18), e irá se estender por tempo indeterminado.

Em entrevista ao UOL Comidas e Bebidas, Guilherme Barros, um dos sócios da casa , explica que se sentiu “na obrigação de tomar uma atitude” em relação aos acontecimentos. “Tenho 150 pessoas que trabalham comigo, e acredito que devo dar o exemplo. O que está acontecendo na Rússia é pavoroso e doloroso, e é minha obrigação me manifestar contra um país onde as pessoas não tem liberdade de amar”, diz Barros.

A decisão de não servir bebidas de origem russa na casa obrigou Guilherme a alterar todo o cardápio do 00 São Paulo e também da matriz no Rio de Janeiro. “Não é uma tarefa fácil para um bar excluir marcas consagradas, claro. Ainda servimos vodca, mas de outros locais”, explica.

O parlamento russo aprovou recentemente uma lei que proíbe a “propaganda homossexual”, texto considerado discriminatório por entidades de defesa dos direitos humanos. O país também proíbe a adoção de crianças russas por casais gays, ou por pessoas de países onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja permitido. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo