Topo

Chefs apresentam cultura brasileira na Feira do Livro de Frankfurt

O chef do restaurante Na Cozinha Carlos Ribeiro, um dos representantes do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt - Divulgação
O chef do restaurante Na Cozinha Carlos Ribeiro, um dos representantes do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt Imagem: Divulgação

do UOL, em São Paulo

27/08/2013 17h01

O Brasil é o convidado de honra da 37a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha –e além da comitiva de 70 escritores representando o país no evento, um grupo de chefs irá mostrar um pouco da gastronomia verde-amarela no principal pavilhão literário em todo o mundo.

Um grupo formado por Morena Leite (do Capim Santo), Luiza Hoffmann, Carlos Ribeiro (do Na Cozinha), Ivo Faria e Ari Kespers (do Provence Cottage & Bistrô, em Monte Verde-MG) irá preparar um menu brasileiro para os editores e agentes hospedados no hotel Steigenberger Frankfurter Hof, um dos mais exclusivos da cidade.

Já no estande do Brasil, um espaço de 2.500 metros quadrados desenhado pelos cenógrafos Felipe Tassara e Daniela Thomas, os chefs irão conversar sobre a culinária brasileira e suas características. O chef Carlos Ribeiro, por exemplo, fará uma palestra sobre especialidades afro-brasileiras, enquanto Morena Leite fará uma degustação baseada em seu novo livro, "Raízes e Frutas do Brasil", que será lançado durante a feira. 

Outras palestras incluem uma aula sobre o uso de pimentas na obra de Jorge Amado, e degustações de produtos típicos, como pão de queijo, açaí e café. Alguns chefs brasileiros também estarão na cozinha oficial da feira, que acontece de 9 a 13 de outubro. A expectativa é que o evento, palco das principais transações entre editoras em todo o mundo, reúna mais de 280 mil visitantes.