Topo

Livro revela receitas e segredos para preparar o pudim perfeito

Capa do livro "O Livro do Pudim", de Daniela Aliperti - Divulgação
Capa do livro "O Livro do Pudim", de Daniela Aliperti Imagem: Divulgação

do UOL, em São Paulo

03/09/2013 18h18

A polêmica é famosa: pudim tem que ter furinhos ou não? E como fazer para o doce sair da forma inteiro? A chef Daniela Aliperti resolveu responder essas questões em “O Livro do Pudim” (ed. Panda Books).

Daniela, uma das sócias da doceria Fôrma de Pudim, compilou 20 receitas da guloseima, desde as verões mais tradicionais com leite condensado e chocolate até sabores como laranja, café e tapioca.

Ela também lista alguns dos problemas mais comuns na produção da sobremesa, como a preparação da calda, o cozimento em banho-maria e, claro, como desenformar o pudim sem que ele vire um quebra-cabeças doce.

Um doce por acaso
Formada em Hotelaria, Daniela Aliperti se especializou em gastronomia no Institut Paul Bocuse, em Lyon (França). Apaixonada por doces, acabou se especializando em pudins por conta de uma versão da sobremesa que fez por acaso para a mãe.

A repercussão familiar foi tamanha que acabou levando a chef a abrir uma loja especializada no doce. No Fôrma de Pudim, é possível encontrar versões com Ovomaltine, pistache e avelã, entre outros.