Receitas

Pratos especiais marcam o feriado do Ano-Novo judaico

Anna Fagundes

do UOL, em São Paulo

03/09/2013 15h55

Nesta quarta-feira (4), os judeus celebram, até sexta (6) o feriado de Rosh Hashaná (“cabeça do ano” em hebraico), o Ano-Novo judaico. A data  é comemorada com preces solenes na sinagoga, anunciadas pelo toque do shofar, instrumento de sopro feito com chifre de carneiro. 

E, como todo bom feriado judaico, a data também é marcada com um jantar em família, com direito à melhor louça da casa e refeições feitas especialmente para a data. 

A cultura hebraica tem uma série de pratos típicos para a ocasião, com o intuito de desejar um ano doce e abundante. O mais conhecido são as maçãs mergulhadas no mel –já que a Terra Santa é conhecida como a terra “onde corre leite e mel”, de acordo com a passagem da Torá.

O menu da festa, no entanto, também inclui romãs (para um ano tão cheio de bênçãos quanto as sementes da fruta) e pratos com cenouras (um trocadilho com meren, palavra iídiche que também quer dizer “multiplicar”), além de cabeça de peixe –já que se trata de celebrar a “cabeça” do ano.

Itens como gefilte fish (bolinhos de peixe cozidos em caldo) e bolos de mel são comuns nas mesas do Ano-Novo. Outra presença indispensável é o chalá (pronuncia-se "ralá"), pão trançado que ganha um formato circular para a ocasião, simbolizando que a vida não tem começo nem fim.

Um viva à vida

“O ritual com a comida está ligado à história, tudo tem um porquê”, explica Daniela Gorski, uma das sócias da confeitaria Dama. “Sempre nos reunimos com a família e fazemos aquela festa mesmo: a melhor louça da casa, muita comida gostosa e ambiente descontraído”. O movimento da confeitaria aumenta em 30% na semana do feriado religioso, já que os clientes encomendam com antecedência itens como bolos de chocolate decorados com motivos em hebraico, como o chai (pronuncia-se “hai”), letra que significa “vida”. 

Já na Tchocolath, caixas com chocolates em forma de maçã, com recheio de maçãs desidratadas, são um dos produtos mais procurado pelos clientes nos dias que antecedem o Ano-Novo. A loja produz cerca de 150 quilos de chocolate especialmente para a data, e contrata novos funcionários para dar conta das encomendas antecipadas. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo