Receitas

Culinarista cria 15 tipos de cuscuz para festival em São Paulo

Divulgação
Cuscuz de Coco, um dos pratos do festival no restaurante Moema Natural Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

do UOL, em São Paulo

13/09/2013 19h39

Quinze variações doces e salgadas para o cuscuz são o tema de um festival em um restaurante de São Paulo. Além das receitas mais conhecidas, como o cuscuz paulista (com sardinha e legumes) e o de frango com milho, a culinarista Cássia Boarges criou para o menu do restaurante Moema Natural pratos como cuscuz de amendoim, de mandioquinha com passas, de damasco e de ameixa, entre outros.

Alguns dos pratos, como o cuscuz de banana –apresentado em versões salgada e doce—já fazem parte do menu da casa há uma década.  “Todo mundo gosta e sempre pede para que eu volte a servir”, explica Cássia.  “O trabalho é bem simples e bem tradicional, que eu venho aperfeiçoando ao longo dos anos”, completa. 

Ao todo, são oito receitas salgadas e sete receitas doces estarão disponíveis até o dia 29 de setembro. Todo os dias, dois tipos de cuscuz especiais são servidos no bufê da casa, como prato principal e como sobremesa. Confira aqui a receita do cuscuz de coco. 

Paulista ou nordestino

O cuscuz foi trazido pelos portugueses no século 19, com a chegada da família real. Há duas versões do prato: o chamado cuscuz paulista, um bolo de milho cozido com ingredientes como peixe, camarão ou palmito e o cuscuz nordestino, feito no vapor e servido geralmente no café da manhã.

No menu do Moema Natural, as receitas são cozidas, usando farinha de milho amarela e branca. A culinarista utiliza a técnica tradicional de umedecer a farinha para que o cuscuz não fique seco. “Em geral, o cuscuz é algo pesado, que não dá para comer muito. Fiz o possível para deixar os pratos mais leves, sem perder os nutrientes”, explica Cássia.  

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo