Receitas

Restaurante nova-iorquino promove refeição com 'voto de silêncio'

Divulgação
Eat Greenpoint, restaurante em Nova York que promove jantar silencioso uma vez por mês Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 16h44

Nada de atender o celular durante a refeição, nada de escutar a fofoca da mesa ao lado e nem pense em comentar se a comida está boa.

Um restaurante nova-iorquino criou um evento em que uma refeição de quatro pratos é servida –e consumida– no mais absoluto silêncio.

Nicholas Nauman, chef do restaurante Eat Greenpoint, na região do Brooklyn, se inspirou nas refeições silenciosas que ele conheceu em monastérios budistas na Índia. Durante os 90 minutos em que a comida é servida, nem os garçons nem os clientes podem emitir um som.

Quem se atreve a começar a tagarelar é “punido” com a remoção do prato e enviado para terminar a refeição do lado de fora da casa.

Em entrevista ao “Wall Street Journal”, Nauman explica que o barulho costumeiro dos restaurantes acaba distraindo a clientela para os detalhes dos pratos –e até do ato de comer em si.

“Queríamos chamar a atenção para as propriedades físicas e viscerais da alimentação, e remover um pouco das distrações que vemos tanto hoje em dia”, diz o chef, que atende apenas 17 pessoas por evento.

A questão do barulho nos restaurantes é uma queixa constante dos frequentadores e de quem trabalha na área. Em um ensaio na revista “New York” publicado em julho deste ano, o crítico gastronômico norte-americano Adam Platt mostrou que o ruído em alguns endereços da moda em Nova York chega em média a 96 decibéis em uma hora –o equivalente a uma furadeira ou um cortador de grama. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo