Receitas

Oktoberfest alemã dribla tradição e oferece pratos vegetarianos

Leonhard Foeger/Reuters
Participantes celebram a tradicional Oktoberfest com brinde de cervejas, na cidade de Munique, Alemanha Imagem: Leonhard Foeger/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/10/2013 16h26

O cardápio da tradicional festa Oktoberfest, que acontece até o próximo domingo (6/10) em Munique (Alemanha), está se adaptando aos novos tempos. Ao lado dos pratos típicos como salsichas, joelho de porco e frango assado, alguns restaurantes oferecem opções vegetarianas e veganas aos visitantes.

De acordo com a reportagem do “Der Spiegel”, a ideia é adaptar o cardápio da festa –que atrai cerca de 6 milhões de pessoas todos os anos– aos novos tempos. “À medida em que os eventos se tornam mais internacionais, pessoas com dietas especiais e outros gostos culinários acabam se tornando a norma”, explicou ao “Der Spiegel” Wolfgang Nickl, um dos organizadores da Oktoberfest em Munique.

Soja para todos
O menu sem carne é uma atração para os cerca de 7 milhões de vegetarianos que moram na Alemanha, de acordo com números oficiais. A primeira das barracas oficiais a oferecer um cardápio especial foi o restaurante da família Bachmaier, que conta com pratos como medalhões de carne de soja com cogumelos, entre outros.

“A culinária vegana é a melhor maneira de garantir que pessoas de todas as religiões, além daqueles que não comem carne por convicção, não sejam excluídos das festividades”, diz Martin Jonas, que trabalha com a família Bachmaier há quatro anos.

No entanto, apesar dos esforços, a maioria do público prefere consumir os pratos mais tradicionais –e carnívoros. “A demanda não é igual a dos pratos com carne”, disse Martin Jonas. “Afinal, carne e cerveja são os motivos desse evento, e isso não vai mudar tão cedo.” Só no ano passado, foram consumidas 115 mil salsichas de porco durante os 16 dias de festividades.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo