Receitas

Artista belga cria obra com fotos de pratos de restaurantes

cubittartists.org.uk/Divulgação
Foto da instalação "What are we having for dinner tonight", do artista belga Jef Geys Imagem: cubittartists.org.uk/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/10/2013 12h03

Ver uma pessoa tirar fotos da comida servida no restaurante já se tornou uma cena corriqueira até para os chefs, que também gostam de mostrar suas criações no Instagram e no Facebook. 

Um chef na Bélgica, no entanto, levou a ideia de foto de comida a outro nível. Julien Burlat, do restaurante Dome, na Antuérpia, instalou um miniestúdio de fotografia na cozinha para registrar os pratos antes que eles sejam servidos.

A estratégia acabou sendo copiada por outros restaurantes no país e chamou a atenção do artista belga Jef Geys, que montou uma exposição em Londres (Inglaterra) baseada na ideia do chef Julien e batizada de "What are we having for dinner tonight" ("o que teremos para o jantar hoje à noite", em inglês). 

Para a instalação, que funciona até o próximo dia 13, Geys instalou o miniestúdio criado por Julien em cinco cozinhas de restaurantes ingleses. As fotos resultantes são exibidas ao acaso em uma transmissão via web, ao lado de uma foto jornalística e uma manchete do dia em que a imagem foi feita.

O artista não deu instruções aos chefs sobre o que fotografar e até permite que os funcionários brinquem com o equipamento. Por conta disso, quem acessa o site pode tanto encontrar imagens de uma linda tarte tatin feita em uma casa com uma estrela no guia “Michelin” quanto fotos de berinjelas inteiras ou de uma nada romântica pilha de pratos para lavar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo