Receitas

Versão nordestina do sequilho, bolo de goma é atração em Alagoas

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Maragogi (AL)

14/10/2013 07h00

Extensas áreas preservadas que abrigam uma das maiores sequências de corais do mundo, praias selvagens escondidas detrás de altos coqueiros que recortam estradas sinuosas e mar de tons turquesas que guarda concorridas piscinas naturais.

Em um cenário de efeitos visuais como esse, até a gastronomia do norte de Alagoas tem status de atração turística. Conhecida como Costa dos Corais, a região de Maragogi e Japaratinga é famosa não só pelos pratos preparados com frutos do mar e peixes, mas também pelo bolo de goma, a versão nordestina dos conhecidos sequilhos encontrados em outras bandas do Brasil.

A empresária Marlene de Lima Santos é responsável por uma das receitas mais famosas desses biscoitinhos fabricados por ela há 25 anos em forma de conchas, de rosquinhas ou arredondados. O nome é uma referência à goma de mandioca utilizada na receita original e que Tia Marlene, como é conhecida na cidade, faz questão de usar até hoje.

Durante esses anos, essa mulher falante de sorriso fácil que costuma receber visitantes e clientes com um café feito na hora ficou conhecida pela produção artesanal do bolo de goma nos fundos de uma casa simples à beira mar localizada em São Bento, uma vila de pescadores próxima ao centro de Maragogi.

Diversas barracas de ambulantes podem ser encontradas na beira da estrada que liga Japaratinga e Maragogi, mas comprar direto da fonte ainda parece ser a preferência dos visitantes que desembarcam na região.

“Eu faço questão que os clientes comprem na minha cozinha para eles saberem de onde vem o produto”, diz a alagoana de Japaratinga que aprendeu o ofício com a mãe há mais de 40 anos, época em que os biscoitos ainda não serviam como fonte de renda da família e eram servidos apenas como acompanhamento do café da tarde oferecido às visitas.

A receita com goma de mandioca, margarina, açúcar e ovos, dizem, é herança do período em que holandeses estiveram na região.

Embora Tia Marlene ainda tenha receio de divulgar detalhes, o UOL Comidas e Bebidas visitou sua casa e trouxe a receita da iguaria regional.  


Serviço:
Rua Edvaldo Maciel Monteiro, 432 (São Bento - Maragogi)
Tel.: 0/xx/82/3296-7186
Os pacotes com bolo de goma são vendidos a partir de R$ 3

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo