Receitas

Região serrana do RJ sedia quatro festivais gastronômicos

Bruno Wanderley/Divulgação
Prato servido pela pousada Tankamana, um dos participantes do 13o. Petrópolis Gourmet Imagem: Bruno Wanderley/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/11/2013 16h53

Durante o mês de novembro, a região serrana do Rio de Janeiro é palco de quatro festivais de gastronomia, sediados em cidades turísticas como Petrópolis, Nova Friburgo, Visconde de Mauá e outras.

O mais antigo dos festivais é o Petrópolis Gourmet, que já conta com 13 edições. Com o tema “Brasileiríssimo”, o evento acontece entre os dias 10 e 24 de novembro com 46 restaurantes oferecendo pratos que homenageiam a culinária nacional. Os turistas também contam com oficinas gastronômicas e uma programação especial para as crianças.

Já Três Rios (a 87 quilômetros do Rio de Janeiro) prepara a terceira edição de seu festival gastronômico com o tema “Uma Viagem pelos Sabores do Mundo”. Durante o evento, de 20 a 24 de novembro, 20 restaurantes trazem pratos misturando ingredientes de várias partes do mundo aos produtos locais. Shows e degustações de produtos regionais também fazem parte do programa.

Temporada de truta
A outra estrela dos festivais da região é a truta, prato principal de eventos em Nova Friburgo e na região de Visconde de Mauá. O peixe servido na região é da espécie arco-íris, originária dos Estados Unidos e conhecida por sua carne tenra e saborosa.

Em Nova Friburgo, a truta já é tema de um festival há sete anos. Sessenta e quatro restaurantes, hotéis e pousadas da região contam com pratos especiais com o ingrediente até o dia 24 de novembro. O peixe também aparece em uma série de eventos, como uma feira gastronômica, uma exposição de fotografia e uma oficina de culinária para ensinar os visitantes como preparar truta em casa.

Já a área de Visconde de Mauá e Penedo recebem a 11a temporada da Truta, com receitas inéditas para o prato típico da região em 25 restaurantes. Entre as ofertas para os visitantes estão pizza de truta defumada, moqueca de truta e crepe de truta com purê de mandioquinha. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo