Receitas

Ferran Adrià escolhe jovens para compor enciclopédia culinária

Simon Plestenjak/UOL
Ferran Adrià, durante evento em São Paulo; site colaborativo criado pelo chef deve entrar no ar em 2016 Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Do UOL, em São Paulo

02/12/2013 18h42

O chef catalão Ferran Adrià divulgou os vencedores do concurso internacional que procurava ideias para a enciclopédia culinária colaborativa criada por ele, a Bullipedia.

A competição era voltada para estudantes e profissionais das áreas de design e ciência da computação, que precisavam oferecer novas formas para classificar e visualizar as receitas do site em diversas plataformas. No total, 120 pessoas divididas em 30 equipes em 14 países enviaram sugestões para a competição.

Originalmente, o concurso teria três finalistas e apenas um vencedor, mas duas equipes acabaram empatadas na fase final e os juízes acabaram decidindo dar o prêmio para ambos. Outros dois finalistas também agradaram os juízes e vão trabalhar para a Bullipedia.

Programação na cozinha
Um dos grupos vencedores é formado por uma dupla espanhola que propôs uma nova linguagem de programação batizada misturando culinária e informática. A linguagem, que foi apropriadamente batizada como Huevo (ovo, em espanhol), faz com que programas ou algoritmos (as receitas) sejam criados a partir das informações programadas (os ingredientes) e executado na Bullipedia como uma série de comandos na cozinha.

O segundo projeto vencedor é formado por um grupo de estudantes da Universidade Politécnica da Catalunha, que criou uma ferramenta de navegação inteligente para o site. Identificando componentes básicos da culinária, como ingredientes ou modos de preparo, o sistema descobre o "DNA" da receita e permite que cozinheiros possam refazer o trajeto de criação do prato, ou então identificar novas formas de explorar o material para novas ideias na cozinha.

Os dois grupos irão enviar um representante para trabalhar ao lado de Adrià e sua equipe, colocando em prática os projetos vencedores. O chef, aliás, gostou tanto das sugestões propostas que decidiu abrir o concurso novamente ano que vem.

No entanto, ainda vai demorar um pouco para ver o resultado final: a estreia da Bullipedia, que estava prevista para 2014, foi adiada para 2016.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo