Receitas

Vinicultor francês pode ser preso por não tratar plantas com pesticida

Getty
Plano para contenção de pragas em vinhedos na França inclui pesticida compulsório Imagem: Getty

Do UOL, em São Paulo

04/12/2013 17h33

Um agricultor francês comprou briga com a Justiça por não utilizar pesticidas em seus vinhedos.

Emmanuel Giboulot, que produz vinhos biodinâmicos (isto é, sem uso de produtos químicos) na região da Borgonha (a 300 quilômetros de Paris), foi convocado para dar explicações sobre sua recusa em tratar as vinhas de sua propriedade.

A prefeitura da região impôs um tratamento das vinhas com inseticida para combater um tipo de cigarra transmissora da flavescência dourada, doença contagiosa e mortal para as plantas.

Como o vinicultor se recusou terminantemente a aplicar o produto em sua propriedade, ele corre o risco de ser preso por seis meses e pagar uma multa de 30 mil euros (cerca de R$ 96 mil).

Prevenção X ideologia
A flavescência dourada é controlada na França por meio de um plano obrigatório de prevenção, estabelecido tanto por regulamentações nacionais quanto por leis do Parlamento Europeu. Entre os tratamentos para evitar uma epidemia, está justamente o uso de inseticidas aos quais Emmanuel Giboulot se opõe.

“Eu não quero utilizar produtos químicos na minha plantação, que a minha família cultiva de maneira natural desde 1970”, explicou o vinicultor ao jornal francês “Le Monde”. Segundo ele, alguns produtores biodinâmicos combatem a cigarra com um inseticida natural, à base de crisântemos secos.

No entanto, mesmo o inseticida natural pode trazer problemas. “Ele não é seletivo: mata não só a cigarra, mas toda a fauna necessária para manter o equilíbrio natural dentro do vinhedo”, diz Emmanuel. Diante desse cenário, ele decidiu não tratar as plantas conforme a exigência oficial. “Tenho a impressão que a prefeitura quer apenas me usar de exemplo. Faltam perspectiva e discernimento sobre a situação”, diz.

A data do julgamento do vinicultor ainda não foi decidida pela Justiça francesa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo