Receitas

Lei que regulamenta cerveja alemã pode virar Patrimônio da Humanidade

Getty Images
Produtores querem que as leis de pureza da cerveja sejam consideradas patrimônio da humanidade Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/12/2013 13h27

Um grupo de 1.300 cervejeiros alemães quer transformar a lei nacional que controla a pureza da bebida em Patrimônio da Humanidade.

A chamada “Reinheitsgebot”, ou Lei de Pureza da Cerveja, foi proclamada em 1516 para estabelecer quais ingredientes poderiam ser adicionados à bebida e quais suas quantidades corretas. De acordo com a regulamentação, somente água, lúpulo e malte podem ser usados para produzir cerveja.

Caso a moção seja aprovada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e Cultura), a receita “oficial” da cerveja será considerada um dos patrimônios culturais do planeta. A lista inclui construções como o Taj Mahal (Índia) e as pirâmides do Egito, mas também passou recentemente a contemplar manifestações artísticas, como a dança flamenca (Espanha).

No Brasil, locais como a arquitetura de Brasília, o centro histórico de Salvador (BA) e a igreja de Bom Jesus de Congonhas (MG) são considerados Patrimônios da Humanidade.

Vale o escrito
A federação dos produtores de cerveja da Alemanha entrou com o pedido de reconhecimento na Unesco para mostrar o impacto das leis de pureza na cultura alemã e também no desenvolvimento da bebida em todo o mundo.

“A Alemanha deve sua reputação como produtora de cerveja graças à Reinheitsgebot”, disse Hans-Georg Elis, presidente da federação, à revista “Der Spiegel”. Segundo ele, a regulamentação garante “a pureza, qualidade e digestibilidade das cervejas”.

A Alemanha permite a importação de cervejas que não foram fabricadas de acordo com as leis de pureza, mas toda a produção do país precisa seguir a regulamentação –a não ser que a bebida seja feita somente para venda em países com regras menos claras quanto ao conteúdo do produto. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo