Receitas

Carnes de coelho e pombo devem ganhar a atenção gastronômica em 2014

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Coelho branco de uma criação em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Relax News

07/12/2013 14h31

Temperos mediterrâneos, como za'atar e sumagre, além de carnes alternativas, como a de cabra, coelho e pombo, estão entre alguns dos alimentos previstos para ganhar o centro das atenções gastronômicas em 2014. 

De acordo com observadores de tendências da empresa de comunicação Sterling-Rice Group no Colorado, Estados Unidos, o ano de 2014 continuará a apresentar uma demanda por opções de alimentos saudáveis, enquanto os acompanhamentos também entrarão no jantar.
 
Abaixo, veja uma seleção das cinco principais tendências, tiradas de uma lista de dez, quando o assunto é alimentação. Os ingredientes foram apontados pelos consultores culinários do grupo que comandou o estudo e por uma equipe de chefs, donos de restaurantes e formadores de opinião.
 
Folhas de chá
Em 2014, o chá não será usado apenas nas bebidas quentes. Os chefs utilizarão o sabor aromático das folhas de chá preto, verde e outras para dar um toque a mais em pratos salgados e doces.
 
Sabores do Oriente Médio
Não está familiarizado com sumagre ou za'atar? As probabilidades são de que logo você se acostume com essas palavras --e gostos. Para 2014, os especialistas preveem que os temperos do Oriente Médio se tornem cada vez mais populares em menus de restaurantes.
 
  • Shutterstock

    Este é tempero Za'atar, uma espécie de curry em pó que se tornará popular em 2014

O sumagre é uma especiaria azeda, algo que lembra o limão, porém com um toque apimentado, comumente encontrado na culinária do Oriente Médio. Já o Za'atar poderia ser descrito como o equivalente do Oriente Médio ao curry em pó e traz uma combinação de ervas e especiarias diferentes que podem incluir sumagre, gergelim, tomilho, orégano e coentro, dependendo da região.
 
Cozimento diferente
Em vez de vapor e mergulho na boa e velha água quente, chefs estão ampliando os sabores ao cozer alimentos em líquidos fumegantes, como vinho, café, cerveja e também fumaça.
 
Algas
Elas não serão usadas apenas para fazer sushi. De acordo com a Sterling-Rice, as algas se tornarão cada vez mais populares em lanche e como tempero rico em umami.
 
Proteínas Alternativas
Carnes de cabra, coelho e pombo aparecerão nos pratos dos restaurantes, mas em menor escala. Vai encarar? 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo