Receitas

Sabores étnicos de 2014: o novo sal e pimenta e a nova quinoa

Relax News
Versão japonesa de panquecas ou pizzas, o Okonomiyaki, uma das tendências para 2014 Imagem: Relax News

Relax News

13/12/2013 18h33

O molho de soja ficou para trás, a tendência agora é o intensificador do umami -o quinto gosto do paladar.  Apesar de entusiastas da gastronomia asiática já conhecerem de longa data as propriedades de intensificador de sabores do molho de peixe, a previsão é que o condimento entre cada vez mais nas cozinhas de restaurantes -inclusive daqueles que servem à moda ocidental, da mesma maneira como o molho de soja entrou no mercado de massa.

Essa é uma das previsões da consultoria de restaurantes Baum + Whiteman, cujo relatório anual de mapeamento de tendências é uma previsão influente para a culinária do ano seguinte. Assim como o molho de soja, os consultores previram que o molho de peixe será usado para emprestar o umami aos pratos ocidentais, como frango assado e carnes grelhadas, por exemplo.

Ao mesmo tempo, com a diminuição da produção do molho de Sriracha, depois que a maior produtora dos Estados Unidos, a Huy Fong Foods, foi obrigada a parar de fabricá-lo, a busca por outro molho picante asiático chega para preencher esse espaço. O Gochujang, pasta picante de feijão coreana, por exemplo, deve sair das tijelas de bibimbap para os churrascos.

Um tempero japonês feito com sementes de gergelim, gengibre, nori e pimenta-vermelha também foi chamado de "o novo sal e pimenta", e será usado para dar sabor a tudo, desde asas de frango e saladas até peixes grelhados.

Quem ainda não conhece o okonomiyaki poderá se familiarizar com o nome em 2014. A versão japonesa de panquecas ou pizzas é uma tela em branco para recheios que incluem desde frutos do mar, kimchi, barriga de porco, verduras e até queijo. Tradicionalmente, o prato é frito na frente do cliente.

Sabores mediterrâneos do Oriente Médio também vão ter seus dias de fama no ano que vem, de acordo com a Baum + Whiteman. Enquanto o za'atar e o melaço de romã já fizeram seus caminhos até as prateleiras dos mercados, outros gostos e pratos vão ganhar popularidade.

Um prato de ovos em molho de tomate, cebola e pimenta temperado com pimenta-malagueta e cominho deverá fazer parte dos cardápios, enquanto o Muhammara, da Síria, molho agridoce de tahini, pimenta, nozes e pasta de tomate, entra como alternativa ao homus.

E a quinoa já se tornou ingrediente do passado. Para os foodies descolados, o freekeh, trigo verde torrado, também deve ficar nos radares de 2014.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo