Receitas

Sistema entrega comida a 140km/h na Nova Zelândia

Divulgação/www.facebook.com/C1espresso
Tubos pneumáticos do C1 Café, na Nova Zelândia: comida é transportada a 140 km/h Imagem: Divulgação/www.facebook.com/C1espresso

Do UOL, em São Paulo

16/12/2013 16h30

Quão rápido você espera que seu pedido de comida chegue até a mesa? Uma lanchonete na Nova Zelândia criou um sistema de tubos pneumáticos que manda hambúrgueres e fritas da cozinha para o salão em incríveis 140 quilômetros por hora.

O C1 Café, localizado em Christchurch, já utiliza o sistema para enviar os pedidos do salão até a cozinha, mas decidiu descobrir se era possível mandar comida pelos tubos.

O prato expresso é composto de três mini-hambúrgueres e uma porção de fritas e a preocupação com segurança não é mera brincadeira do dono, Sam Crofskey: se o tubo de envio não for bem selado, ou se houver algum erro na hora de manipular o equipamento, podem acontecer acidentes bem sérios.

Sanduíche a vácuo
O sistema de transporte pneumático foi inventado no século dezenove e é composto de uma série de canos com ar pressurizado, por onde passam tubos com informações. Ele foi muito utilizado para envio de correspondências e memorandos entre prédios comerciais e atualmente pode ser visto em hospitais, onde são usados para levar remédios ou resultados de exames rapidamente de um andar para outro.

A série animada "Futurama", por sua vez, mostrava os tubos pneumáticos como meio de transporte de pessoas. Foi assistindo ao desenho que Crofskey teve a ideia de enviar sanduíches pelo sistema a vácuo. "Queríamos criar algo memorável", disse ele ao jornal neozelandês "The Press". 

Os testes iniciais deram certo e a casa pretende instalar mais 500 metros de tubos para usar o sistema de maneira oficial em janeiro, "se tudo der certo e ninguém se machucar", de acordo com o dono do C1 em anúncio na página de Facebook da casa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo