Receitas

Discussão nos EUA pode por fim às gorjetas em 2014

Shutterstock.com
A gorjeta pode estar em extinção nos EUA Imagem: Shutterstock.com

Relax News

28/12/2013 13h36

A discussão sobre a cultura norte-americana de dar gorjeta deve atingir um ponto crítico em 2014, com donos de restaurantes e patrões pensando em pôr um fim a essa prática.

Esta é uma das previsões de tendências feitas pelos consultores da Andrew Freeman & Co. Segundo eles, a indústria dos restaurantes ainda discute intensamente o assunto, que teve grandes chefes dos EUA como Tom Colicchio e David Chang debatendo o tema polêmico do ano.

Foi uma das principais conversas do mundo dos restaurantes em 2013, e culminou com a publicação de uma matéria no site Slate.com que diz que o ato de acrescentar 20% de taxa de serviço na conta dos restaurantes é uma "abominação".

"Dar gorjeta é um costume repugnante", escreve Brian Palmer, o "explicador-chefe" da Slate. "É ruim para os consumidores e terrível para os funcionários. Perpetua o racismo", afirma.

Alguns restaurantes aboliram a prática da gorjeta, optando por uma compensação no salário dos funcionários ou acrescentando uma taxa fixa de serviço à conta, apontou a pesquisa da Freeman. O diálogo deve continuar em 2014, quando o modelo norte-americano de gorjeta será analisado minuciosamente.

Segundo outras tendências previstas, 2014 será o "ano da brasserie" com restaurantes optando pela combinação de decoração casual e steak com batatas fritas.

E, finalmente, com a chamada "Gilded Chopsticks" (hashis luxuosos), a consultoria Freeman prevê que cada vez mais chefs e donos de restaurantes irão trazer a culinária asiática para o mundo da alta gastronomia.

Um dos melhores exemplos dado foi a franquia Hakkasan, um restaurante com estrela Michelin, que oferece uma culinária chinesa de luxo e está rapidamente se expandindo pelo mundo.

Em Nova York, o Jungsik transforma a culinária coreana em alta gastronomia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo