Topo

Símbolo da sorte no Ano-Novo, romã vai bem com farofa ou até ceviche

Rafael Mosna

Do UOL, em São Paulo

30/12/2013 08h00

Queridinha das festas de Réveillon, a romã tem, nesta época do ano, presença garantida nas mesas. Embora para muitos a superstição defina que se deva comer sete pequenas sementes em busca do bom agouro para os próximos 365 dias, é possível inovar e trazer criatividade a pratos utilizando o ingrediente.

“Eu amo romã pela cor, pela textura e pelo sabor doce e azedinho ao mesmo tempo. Há muito tempo, comi uma farofa de romã na casa de um amigo em Ilhabela. Isso me marcou muito”, conta a chef Renata Vanzetto. Ela costuma acrescentar em seu cardápio do novo Ema, cujo menu não é fixo, pratos como o carré de cordeiro ao molho de romã.

EU ESCOLHO ROMÃ ASSIM

Procuro sempre as bem vermelhinhasRenata Vanzetto

Quanto mais pesada for a romã, mais saborosa ela seráFelipe Mirasierras

Prefira as grandes, rosadas e com a casca sem nenhum machucado Ivan Achcar

Gosto das que têm a casca inteira, sem nenhum dano, bem rosadas e, de preferência, de tamanho médio Daniela França Pinto

Daniela França Pinto, do Marcelino Pan y Vino, e Ivan Achcar, chef-consultor, encorajam o uso do melaço de romã (à venda em supermercados), seja em molhos de salada e ostras ou como tempero para quibe ou peixe. "O assado de festa, como peru, lombo, pernil e tender, podem ser pincelados com o melaço", garante Ivan.

Para o clima de verão, ele ainda recomenda utilizar o suco ácido da romã para marinar um ceviche ou um tiradito, prato também à base de peixe cru.

Quer facilidade? Sucos e chás podem ser boas pedidas. "Corte as romãs ao meio e, com o auxílio de uma peneira, esprema-as como se fossem laranjas. Pressione as sementes com ajuda de uma colher. O suco é muito nutritivo e energético", explica o chef Felipe Mirasierras, do Praça São Lourenço.

Para o chá, o ideal é dividir as romãs em quatro partes e misturá-las em água quente. "Abafe, coe e beba”, simplifica Felipe.

E se a comemoração pede um drinque, inclua as sementes em uma receita de caipirinha, por exemplo. É sucesso garantido.