Consumo de cerveja cai pelo sétimo ano seguido na Alemanha
O consumo de cerveja na Alemanha registrou uma queda de 2% em 2013, o equivalente a 190 milhões de litros. No ano passado, foram comercializados 9,46 bilhões de litros, a menor quantidade desde a Reunificação, afirmou nesta quinta-feira (30/01) o Departamento Federal de Estatísticas (Destatis).
Foi a sétima queda consecutiva desde a Copa do Mundo de 2006, quando houve uma leve alta do consumo. "O clima influencia. Uma das razões para a forte diminuição nas vendas é o inverno longo seguido de um verão inconstante", disse em Berlim o presidente da Federação das Cervejarias Alemãs, Holger Eichele.
O encolhimento da população e a mudança de hábitos dos alemães também são apontados pelo setor como responsáveis pela baixa no mercado. Ao contrário da bebida tradicional, o consumo de cervejas mistas – com sabor de limonada ou cola – aumentou 2%. O que também tem animado o mercado são as vendas internas de cervejas não alcoólicas e a exportação para a China e os Estados Unidos.
"Esse comércio tem crescido regularmente nos últimos anos, e a tendência deve continuar", disse um porta-voz da Federação das Cervejarias Alemãs. Em 2012, a produção de cervejas não alcoólicas respondeu por 4,29% do mercado.
As exportações de cervejas alemãs caíram 3,8% no ano passado, apesar de ter havido um aumento de 8,7% nas vendas para países de fora da União Europeia. Cerca de 80% da cerveja produzida na Alemanha foram consumidos no próprio país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.