Topo

Cervejaria em São Paulo prepara bebida sem lúpulo com grupo de ciclistas

O cervejeiro Guilherme Hoffmann e Steffen Ohnemüller, criadores da cerveja sem lúpulo Magrela - Divulgação
O cervejeiro Guilherme Hoffmann e Steffen Ohnemüller, criadores da cerveja sem lúpulo Magrela Imagem: Divulgação

Do UOL em São Paulo

19/02/2014 17h34

A Cervejaria Nacional se uniu a um grupo de ciclistas para preparar uma cerveja sazonal diferente: ao invés de lúpulo, a bebida é feita com uma combinação de temperos que remete à época medieval.

Batizada como Magrela, a bebida é do tipo gruit, onde o lúpulo é substituído por um grupo de 18 ervas, como alecrim, sálvia, louro, alfazema e coentro, entre outras. A mistura de ervas era comum na Europa antes do advento do lúpulo, que acabou sendo adotado justamente por conta da dificuldade para acertar as proporções corretas do ingredientes.

A criação foi feita pelo cervejeiro Guilherme Hoffmann junto com o alemão Steffen Ohnemüller, organizador do evento Bike and Beer, um tour por cervejarias belgas em duas rodas que acontece em agosto deste ano.

Ao todo, foram produzidos 500 litros da cerveja, que começa a ser vendida no próximo dia 24 em copos de 320 ml (R$ 14) e 550 ml (R$ 20) enquanto durarem os estoques. Na noite do lançamento, a casa oferece o esquema "double chopp": quem pedir um copo de Magrela, ganha outro de cortesia.