Topo

Chef belga devolve prêmio do guia "Michelin" para "ser livre na cozinha"

Restaurante Huis van Lede, em Flandres (Bélgica) devolveu premiações importantes, como indicação do guia "Michelin" - Divulgação/www.facebook.com/huisvanlede
Restaurante Huis van Lede, em Flandres (Bélgica) devolveu premiações importantes, como indicação do guia "Michelin" Imagem: Divulgação/www.facebook.com/huisvanlede

Do UOL, em São Paulo

13/03/2014 15h45

Uma indicação no famoso guia de restaurantes "Michelin" é uma honra com a qual muitos restaurantes ao redor do mundo sonham. Mas um chef belga fez o que parece uma loucura: ele devolveu a estrela que recebeu dos avaliadores da publicação e anunciou que não quer mais ser avaliado por nenhum tipo de guia ou lista.

O chef Frederick Dhooge, do restaurante Huis van Lede, na região de Flandres (no leste da Bélgica), escreveu no site do restaurante que recusou a estrela recebida em 2013 pela casa e também a avaliação positiva de outro guia gastronômico importante, o "Gault-Millau", que classificou o restaurante com pontuação de 15 de 20 pontos possíveis.

Liberdade na cozinha
De acordo com o chef, "nossa visão é nos manter completamente independentes em nossa arte. A essência do Huis van Lede está nos produtos, preparados de acordo com o método clássico e respeitando nossas tradições e valores gastronômicos".

"Notamos que isso não é sempre compreendido por um grupo de clientes que esperam um espetáculo de uma cozinha estrelada e premiada", conclui o chef, que no entanto diz-se "agradecido" por ter recebido a indicação. "A estrela que recebemos nos colocou no mapa culinário e por isso somos muito gratos. Mas existem críticos que não compreendem a essência do guia".

Em declaração ao jornal belga "Het Laatste Nieuws", o chef explicou que apenas deseja "ser livre na minha cozinha" e servir pratos sem precisar ouvir dos críticos qual deveria ser seu comportamento.

O guia "Michelin" avalia centenas de restaurantes desde 1926, classificando as casas com uma estrela (um "bom restaurante em sua categoria"), duas estrelas ("cozinha excelente") ou três estrelas ("cozinha excepcional"). Na última edição do guia, lançado no começo de março, apenas 27 casas receberam as disputadas três estrelas, contra 505 classificados com apenas uma estrela.