Topo

Aproveite o fim do verão com drinques refrescantes

Roberta Malta

Do UOL, em São Paulo

18/03/2014 18h54

Todo mundo tem em casa um barzinho com algumas garrafas de bebidas diversas. Mas nos dias quentes, esquentar o corpo com doses de alto teor alcoólico está fora de cogitação. Melhor mesmo é misturá-las com frutas, chás, ervas e servir drinques bem gelados.


Para o UOL Comidas e Bebidas, o mixologista Marco De La Roche, do Casa Café, em São Paulo, preparou seis coquetéis refrescantes para ninguém ficar com calor nem deixar de lado sua bebida favorita. Tem receitas com uísque, cachaça, vodca, Aperol, saquê e até com cerveja –para o caso de o bar estar vazio, mas a geladeira cheia.

“Drinques refrescantes têm que ter baixa graduação alcoólica, ingredientes frutados e devem ser servidos bem gelados”, define Marco. A exceção para a regra é a caipirinha. “Apesar de levar gelo, ainda é muito forte”, diz. Aqui, entra o jogo o fator social. “Ela é a cara do Brasil. Mesmo em altas temperaturas, é bastante consumida.”

No trabalho que está fazendo em sua primeira casa –ele é tricampeão brasileiro do concurso de drinques à base de café Coffee in Good Spirits, presta consultoria para bares e restaurantes pelo Drink.Lab e é o idealizador do evento Mentes Brilhantes (que reúne anualmente os maiores especialistas do mercado de bebidas- Marco valoriza os ingredientes nacionais e aposta em itens pouco usados na coquetelaria. “A gente vive uma onda de buscar o sabor amargo, como no Negroni. Por que não trazer essas notas do mate?”, diz.

O chá aparece no Refresco de Jabuticaba, com cachaça e limões, e no Bafo da Onça, que ainda leva Aperol e tangerina. Seu Bombeirinho Chic, drinque que já foi sucesso no Brasil, leva vodca, limões, laranja, groselha e xarope de framboesa. O Santa Cruz Julep é preparado com uísque, hortelã, limão e mel de camomila; o Tokyo Style, com Hipnotiq (licor de frutas tropicais), abacaxi, gengibre e capim santo. Por fim, a Michelada, bebida com cerveja temperada típica mexicana, vem com uma dose de suco de tomate para tomar alternadamente ou misturar.

Agora, é escolher o seu favorito e brindar à estação mais refrescante do ano, que já está no finzinho, mas ainda dá para curtir um monte.